O embaixador da Itália, Francesco Azzarello, anunciou o encerramento de seu trabalho no comando da missão diplomática de seu país em Brasília. Em um vídeo publicado nesta sexta (22), ele fez agradecimentos e apresentou um breve balanço de sua atuação.
Ele anunciou que deixa o cargo no dia 27 de setembro. Além de fazer agradecimentos, avaliou o crescimento das relações entre Itália e Brasil. Também destacou algumas das ações da embaixada italiana no período que a liderou, incluindo comércio, promoção cultural e acordos bilaterais.
“Nesses quase quatro anos tive o privilégio de servir neste grande país, unido ao nosso por históricos laços de sangue, graças a 32 milhões de ítalo-descendentes. Desde o início trabalhei para fortalecer o Sistema-País, com um jogo de equipe estruturado em vários níveis e sempre em termos de fluxos bilaterais. Minha gratidão a todos aqueles que contribuíram, a vários títulos e de diferentes maneiras, para esse enorme, mas bem-sucedido, esforço coletivo”, afirmou.
Biografia
Francesco Azzarello nasceu em Palermo, Itália, dia 23 de dezembro de 1958. Formado em Economia pela Universidade LUISS de Roma. entrou para a carreira diplomática em 1986.
Inicialmente trabalhou com Desarmamento e Controle de Armas junto à Direção Geral de Assuntos Políticos, depois assumiu diferentes cargos em missões diplomáticas italianas no Irã, na Austrália, e na na Albânia. Também foi Chefe da Delegação Italiana no Clube de Paris e serviu na Representação Permanente da Itália na ONU, em Nova York.
Além disso, foi embaixador da Itália no Reino dos Países Baixos e Presidente do Conselho Executivo da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ). Desde 7 de janeiro de2020, é Embaixador da Itália no Brasil, com credenciamento secundário para o Suriname.