O embaixador de Trinidad e Tobago, Gerard Green, recepcionou, nesta quinta-feira (31), diplomatas, autoridades, jornalistas e convidados para comemorar os 47 anos de independência de seu país.
Em recepção na residência oficial, ele lembrou que seu país tornou-se independente do Reino Unido em 31 de agosto de 1962 e formalizou-se como República em agosto de 1976. A nação caribenha completa este ano, portanto, 61 anos de independência e 43 anos de República.
Sobre o país
Trinidad e Tobago é um país onde a diversidade é respeitada e seus cidadãos vivem em paz, a relação com o Brasil é excelente e tende a aumentar a cada ano.
Com uma área de 5 128 km², consiste das ilhas de Trindad, Tobago e numerosos ilhéus. A ilha da Triidad é a maior e mais povoada, com 94% da área do total e 96% do total de habitantes da nação.
O país é caracterizado por variadas expressões de identidade popular que refletem o encontro dos povos que formam o quadro de etnias do local. Este sincretismo aparece sobretudo nas manifestações religiosas, nos festejos populares e no ritmo nacional, o som do calipso onde predominam as bandas (os naipes) de metais. Nesse contexto, o carnaval é a festa mais importante e esperada, quando milhares de pessoas usam fantasias e ocupam as ruas democraticamente. Julho é o mês do Tobago Heritage Festival (Festival da Herança ou da Tradição), uma ampla mostra da memória histórica, do folclore dos usos e costumes, incluindo a gastronomia.