À margem da Cúpula CELAC–União Europeia, os chanceleres do Merscosul reuniram-se, em Bruxelas, nessa segunda (17), com o Comissário de Comércio da União Europeia, Valdis Dombrovskis.
O encontro, que ocorre durante a Presidência Pro Tempore brasileira do Mercosul, tratou das negociações do Acordo de Associação Mercosul-UE. Na ocasião, as autoridades das duas regiões expressaram o elevado interesse político em trabalhar para a conclusão das negociações.
Para o Brasil, o Acordo de Associação Merscosul-UE poderá representar uma nova geração de acordos comerciais em sintonia com os diversos desafios sociais, econômicos e ambientais enfrentados pelo país e pelo mundo. Um Acordo de Associação equilibrado poderá oferecer soluções que beneficiem a todos, valer-se das complementaridades das duas regiões para impulsionar suas economias e integrar comércio e desenvolvimento sustentável de forma a gerar oportunidades econômicas, sem desrespeitar o meio ambiente.
As equipes negociadoras do Mercosul e da UE deverão reunir-se a partir do mês de agosto para discutir os pontos pendentes na negociação do Acordo de Associação.
As informações são do Itamaraty.