Ministério das Relações Exteriores adere à campanha “Outubro Rosa 2023”

Palácio do Itamaraty está iluminado com luz rosa este mês

O Palácio Itamaraty aderiu à campanha “Outubro Rosa 2023” e está iluminado para chamar a atenção de todos quanto ao movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990.

A data é celebrada anualmente para compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar mais acesso a serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento. O Itamaraty convida a todas e todos a seguir as orientações do Ministério da Saúde no site oficial.

O Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Sair da versão mobile