A Cúpula Empresarial China-América Latina e Caribe (ALC) será realizada de 2 a 3 de novembro em Beijing capital da China pela primeira vez. O objetivo é promover o comércio e o investimento da China na região.
A cúpula é realizada anualmente na China e nos países da América Latina de maneira alternada. Foram realizadas com sucesso 15 sessões em Chongqing, Hangzhou, Chengdu e outros lugares na China, bem como no Chile, Colômbia, Peru e México, entre outros países.
Cerca de 400 representantes de organizações internacionais, autoridades governamentais de países latino-americanos e caribenhos, representantes de associações empresariais e empresas confirmaram participação na cúpula, que envolve 26 países da região, como Argentina, Brasil, Chile e Colômbia, segundo Sun Xiao, secretário-geral da Câmara de Comércio Internacional da China.
Inovação Aberta, Desenvolvimento Compartilhado
Guo Huaigang, diretor do subconselho de Beijing do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, disse que a cúpula “abre uma nova janela de oportunidade para a cooperação econômica e comercial entre a cidade e os países da ALC”.
A cúpula deste ano, com o tema “Inovação Aberta, Desenvolvimento Compartilhado”, exibirá plenamente as características da capital, mostrando a liderança exemplar e o papel como capital de Beijing na situação geral da cooperação China-ALC, de acordo com Guo.
“Os países da ALC são ricos em recursos energéticos e Beijing tem tecnologias avançadas em energia verde e veículos de nova energia. Os dois lados têm uma boa base e um amplo espaço para cooperação. Os dois lados são ricos em recursos culturais e turísticos. Há também um enorme potencial de cooperação em indústrias culturais, turismo transfronteiriço e intercâmbios entre pessoas”, disse Guo.
As informações são da Agência Xinhua.