O Reino da Arábia Saudita tem rapidamente mudado a antiga ideia que era um país majoritariamente voltado para a produção de petróleo. Grandes investimentos são feitos pelo governo na área da inovação tecnológica e sustentabilidade.
Um dos grandes projetos em andamento é a edificação de uma revolucionária “cidade inteligente”, chamada Neom, e seu principal desenvolvimento: The Line.
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, anunciou planos para o “The Line” como parte do plano de reforma e diversificação econômica da Visão 2030 do Reino. A cidade futurista está concentrada em um único edifício espelhado com 200 metros de largura e 170 km de extensão.
Esta semana, os responsáveis pelo The Line, mostraram como está o gigante canteiro de obras em vídeo. Nas imagens, é possível ver que um grande alicerce já foi montado. As equipes de construção trabalham 24 horas por dia, todos os dias da semana, movendo “milhões de toneladas de areia e água”, diz a narração.
O edifício-cidade está sendo construído no noroeste do país, próximo ao Mar Vermelho. A expectativa é que abrigue 9 milhões de pessoas, população semelhando à da cidade de Nova York. Ela será 100% alimentada por fontes renováveis de energia.
A Arábia Saudita acredita que a cidade futurística entrará para a história humana, como as Pirâmides de Gizé e a Grande Muralha da China. A previsão é que a The Line esteja parcialmente operacional em 2030.