A Dinamarca concluirá o treinamento de pilotos ucranianos de F-16 até o final de 2026, anunciou o Ministro da Defesa Troels Lund Poulsen em uma coletiva de imprensa com seu homólogo norueguês. A decisão está ligada à transição da Dinamarca de F-16 para o caça de 5ª geração F-35 e impacta o cronograma de instrução de pilotos ucranianos no país.
O Ministério da Defesa dinamarquês afirmou que cerca de 20 pilotos ucranianos concluirão o treinamento de F-16 antes do fim do programa. Além do treinamento de pilotos, 65 especialistas ucranianos em manutenção e reparo devem ser capacitados sob a mesma iniciativa.
O treinamento para o pessoal ucraniano começou em agosto de 2023 como parte de um esforço ocidental mais amplo para apoiar a modernização da força aérea da Ucrânia. A Dinamarca é um dos vários países na coalizão de aviação oferecendo apoio, juntamente com atividades de treinamento na Romênia.
O Ministro Poulsen observou que, embora os pilotos ucranianos também estejam se treinando na Romênia, a Dinamarca ainda não decidiu se contribuirá para esse esforço. O treinamento dinamarquês em andamento é realizado enquanto a Força Aérea Real Dinamarquesa se prepara para desativar seus F-16 restantes.
A Dinamarca planeja entregar 19 caças F-16 à Ucrânia, todos os quais passaram pelo programa de Atualização de Meia-Nova (MLU). Essas aeronaves estão equipadas com o radar AN/APG-66(V)2, que aprimora suas capacidades operacionais.
A decisão da Dinamarca ocorre em meio a negociações entre o governo ucraniano e a Suécia para um acordo que forneça de 100 a 150 caças Saab Gripen E a partir de 2026.
Fonte: airway





































































