O presidente Lula recebeu, nesta terça-feira (22), o presidente do Chile, Gabriel Boric, em Brasília.
O encontro marca as comemorações do Dia da Amizade entre os dois países. As relações diplomáticas entre Brasil e Chile tiveram início em 22 de abril de 1836.
Após reunião bilateral entre Lula e Boric no Palácio do Planalto, ministros dos dois países assinaram uma série de acordos de cooperação em áreas como segurança pública, com foco no combate ao crime organizado transnacional; assuntos consulares e migratórios; coprodução audiovisual e agricultura familiar.
O presidente chileno, Gabriel Boric, falou do atual cenário mundial de ‘incertezas’ e defendeu o fortalecimento das relações multilaterais.
Também em defesa da democracia, do multilateralismo e do livre comércio, o presidente Lula destacou a importância da consolidação das relações internacionais duradouras.
Em 2024, o comércio entre Brasil e Chile movimentou mais de 12 bilhões de dólares, superando a troca comercial com países europeus, como ressaltou o presidente do Chile.
Nesta quarta (23), Gabriel Boric participa de um fórum com empresários para tratar do projeto Rota Bioceânica de integração sul-americana, que pretende ligar portos brasileiros de São Paulo, Paraná e Santa Catarina aos portos de Iquique, Mejillones e Antofagasta, no Chile.
Fonte: Agência Brasil