Diversos líderes internacionais já manifestaram apoio ao presidente eleito. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumprimentou a vitória de Lula por meio de nota.
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que ambos enfrentarão unidos “muitos desafios comuns”.
Pedro Sanchez, da Espanha parabenizou Lula pela vitória e pela eleicões em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança
O presidente do Chile, Gabriel Boric, também usou o twitter para parabenizar o presidente eleito.
Ao cumprimentar Lula, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau afirmou que “está ansioso para trabalhar” com o futuro presidente.
“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”
O presidente do Panamá, Nito Cortizo, afirmou esperar que os países continuem “trilhando juntos o caminho da amizade e da cooperação em benefício de nossas nações”.
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também parabenizou Lula pela vitória, por meio do Twitter: “Parabéns, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela vitória nas eleições! Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha”.
O embaixador da Suica Pietro Lazzeri disse: “A suica continuará engajada para desenvolver os profundos lacos de amizade e a forte cooperacão com o Brasil. Felicitamos também as brasileiras e os brasileiros pelo compromisso com a democracia”
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que comemora “a vitória do povo brasileiro” com a eleição de Lula para a Presidência da República.
Guilherme Lasso do Equador felicitou lula pela sua eleicão como presidente do Brasil e afirmou que em democracia seguiremos fortalecendo a amizade e cooperacão entre os dois paíes e para melhores dias para os cidadão que na região a pluralidade siga integrando.
O representante da União Europeia para assuntos internacionais, Josep Borrell, não ficou de fora: “Os cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns a Lula na sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado” disse o representante da União Europeia para assuntos internacionais”, disse.
“Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho”, escreveu o perfil da representação diplomática no Twitter. A embaixada da China manifestou seus votos “por êxitos ainda maiores de desenvolvimento do Brasil”.
Alberto Fernandez da Argentina foi um dos primeiros a parabenizar Lula .
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu comunicado afirmando que o novo mandato de Lula “corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português”.
Atualizacao :
líderes da Aústria, Bélgica, México, Irlanda, sérvia e também o primeiro ministro da Alemanha e o líder Chines Xi Jinping enviaram comunicados parabenizando a vitória de Lula.
líderes da Aústria, Bélgica, México, Irlanda, sérvia e também o primeiro ministro da Alemanha e o líder Chines Xi Jinpin enviaram comunicados parabenizando a vitória de Lula.
Cabo Verde, Suécia, Finlandia, Noruega, Rússia, Ucrania, Itália, Peru! todos enviaram mensagems para Luís Inácio Lula da Silva