As empresas chinesas de direção autônoma estão acelerando sua expansão global, impulsionadas por tecnologias maduras, ciclos rápidos de implantação e crescente demanda internacional.
A ascensão da indústria de direção autônoma da China está criando efeitos cascata nos mercados globais, oferecendo oportunidades de desenvolvimento que vão muito além do transporte.
As empresas chinesas de direção autônoma garantirão uma forte posição no mercado global de mobilidade, tornando-se, em última análise, uma marca registrada da inovação “Made-in-China”.
Sedãs autônomos deslizam suavemente até o meio-fio, ônibus autônomos transportam passageiros pelos terminais de aeroportos e robôs varredores circulam pelas ruas movimentadas. Essas cenas outrora futuristas estão rapidamente se tornando parte da vida cotidiana em todo o mundo, e muitas delas são impulsionadas pela tecnologia chinesa.
De San José, na Califórnia, a Paris e Riad, a indústria de direção autônoma da China, em rápido desenvolvimento, está ganhando espaço, exportando soluções de ponta que estão transformando silenciosamente a forma como as pessoas se movimentam e o funcionamento das cidades.
“As empresas chinesas de direção autônoma estão acelerando sua expansão global, impulsionadas por tecnologias maduras, ciclos rápidos de implantação e crescente demanda internacional”, disse Liu Jinshan, professor da Universidade de Jinan, em Guangzhou, no sul da China.
GLOBALIZAÇÃO
No final de maio, a empresa chinesa de direção autônoma WeRide ganhou as manchetes quando seus veículos autônomos começaram a circular pelas ruas da capital, Riad, e da cidade histórica de Al-Ula, na Arábia Saudita.
Quase simultaneamente, outro grande player, a Pony.ai, sediada em Guangzhou, também acelerou suas ambições globais, anunciando uma parceria estratégica com a Autoridade de Estradas e Transportes (RTA, em inglês) de Dubai para lançar serviços de transporte autônomo.
Essas iniciativas estão entre os exemplos mais recentes de uma tendência mais ampla — um impulso maior dos desenvolvedores chineses de veículos autônomos (VAs) para expandir sua presença global.
As tecnologias de direção autônoma desenvolvidas na China têm conquistado espaço em um número crescente de mercados globais — incluindo Estados Unidos, França, Espanha, Suíça, Luxemburgo, Cingapura, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
A gigante chinesa de tecnologia Baidu é um excelente exemplo desse impulso. No primeiro trimestre de 2025, seu braço de transporte autônomo, Apollo Go, realizou mais de 1,4 milhão de viagens, um aumento de 75% em relação ao ano anterior, elevando seu total global para mais de 11 milhões de viagens até maio.
Grande parte desse sucesso pode ser atribuído ao ambiente favorável à inovação na China. Até o final de 2024, o país havia estabelecido 17 zonas nacionais de testes de veículos inteligentes conectados, com mais de 32.000 quilômetros de estradas abertas para testes e mais de 120 milhões de quilômetros de quilometragem acumulada em testes, de acordo com dados oficiais.
À medida que as empresas chinesas de veículos autônomos ganham força global, a colaboração com players globais se aprofunda. A Uber, por exemplo, se uniuApo à WeRide e à Pony.ai para integrar veículos autônomos desenvolvidos na China à sua plataforma de transporte por aplicativo, começando com operações piloto no Oriente Médio.
“Está claro que o futuro da mobilidade será cada vez mais compartilhado, elétrico e autônomo”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber. “Estamos ansiosos para trabalhar com as principais empresas chinesas de veículos autônomos para ajudar a levar os benefícios da tecnologia autônoma a cidades ao redor do mundo.”
BENEFÍCIOS MÚTUOS
A ascensão da indústria de direção autônoma na China está criando efeitos cascata nos mercados globais, oferecendo oportunidades de desenvolvimento que vão muito além do transporte.
Peng Jun, cofundador e CEO da Pony.ai, afirmou que a expansão internacional da empresa gerou uma colaboração profunda em toda a cadeia de valor da mobilidade, abrangendo fabricação de automóveis, P&D, logística e serviços de mobilidade inteligente.
“A implantação de veículos autônomos atrai fornecedores globais de componentes para investir em instalações locais, o que ajuda a formar clusters industriais e aumenta a competitividade da manufatura local”, observou Peng.
Os benefícios vão além das fábricas. De acordo com Zhang Yuxue, diretor de relações públicas e marketing da WeRide, as parcerias locais também levaram à criação de empregos em áreas como operações de segurança, gestão de frotas e suporte técnico.
Notavelmente, à medida que as empresas chinesas de veículos autônomos se aventuram em regiões com condições de estradas, climas e ambientes regulatórios variados, suas tecnologias estão evoluindo em sintonia.
“A expansão global nos ajuda a aprimorar nossos algoritmos para nos adaptarmos a cenários complexos do mundo real, desde as estreitas ruas urbanas da Europa até o calor extremo do Oriente Médio”, disse Zhang.
Wu Qiong, especialista em direção autônoma da Baidu, disse que a Apollo Go está construindo uma “cadeia de validação técnica de amplo espectro” à medida que se expande para o exterior. “Por exemplo, estamos testando na Suíça, um país com direção à direita e algumas das leis de trânsito mais rigorosas do mundo, o que oferece um dos campos de prova mais rigorosos para veículos autônomos”, disse Wu.
DESAFIOS À FRENTE
Apesar dos avanços impressionantes, especialistas do setor observam que a direção autônoma ainda está nos estágios iniciais de comercialização e expansão global.
A indústria de veículos autônomos da China ainda enfrenta obstáculos significativos em seu caminho para o crescimento global, afirmou Wu Zhanchi, professor da Universidade de Jinan. “Os desafios vão desde a adaptação a estruturas regulatórias internacionais e a superação de altas barreiras técnicas de localização até a garantia da conformidade com as regulamentações de dados internacionais e a forte concorrência de gigantes internacionais”, acrescentou Wu.
“O setor também enfrenta desafios significativos em inovação tecnológica e no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis”, afirmou Zhu Xichan, professor da Universidade Tongji em Xangai.
Zhu enfatizou que alcançar escala é crucial para a viabilidade a longo prazo da indústria de veículos autônomos. “A expansão global não apenas amplia a gama de cenários de aplicação no mundo real, mas também aumenta os volumes de implantação, ambos vitais para refinar tecnologias e desenvolver modelos comercialmente viáveis”, afirmou.
No entanto, várias empresas começaram a enfrentar esses obstáculos de frente. Peng Jun, da Pony.ai, afirmou que a empresa superou desafios importantes, como a redução de custos e a produção em massa de front-end. “Nossos produtos atingiram um nível de maturidade e alcançamos uma economia unitária positiva”, observou.
Olhando para o futuro, Peng afirmou que a Pony.ai continuará a se expandir na Ásia, Oriente Médio e Europa, alavancando as parcerias existentes para acelerar o crescimento de sua presença global.
Zhang Yuxue compartilhou esse sentimento, afirmando que a WeRide está comprometida em ampliar seu alcance internacional, promovendo uma frota diversificada de soluções autônomas, que vão desde robotáxis e micro-ônibus até caminhões de carga, veículos de saneamento e sistemas avançados de direção autônoma.
O gerente-geral da Apollo Go para a Europa e Oriente Médio, Zhang Liang, afirmou que a Baidu pretende construir a maior frota autônoma em Abu Dhabi, por meio de parcerias com stakeholders locais para promover conjuntamente um ecossistema robusto de direção autônoma.
Além disso, a Baidu está explorando a cooperação com novas empresas locais de energia para desenvolver serviços inovadores, incluindo a troca de baterias, o que, segundo Zhang, ajudará a melhorar a eficiência operacional.
“Dado seu histórico crescente nos mercados doméstico e internacional, há boas razões para acreditar que as empresas chinesas de direção autônoma garantirão uma forte posição no mercado global de mobilidade, tornando-se, em última análise, uma marca registrada da inovação ‘Made in China'”, observou Wu.