Jogo amistoso entre Israel e Alemanha celebram 60 anos de relações diplomáticas

As embaixadas da Alemanha e de Israel participaram de uma partida amistosa que marcou os 60 anos das relações diplomáticas entre os países.

35 alunos do 9º ano da Escola Renascença, de São Paulo, vieram para a capital federal para participar do evento. Os estudantes um momento de resgate da memória, reforço do diálogo e celebração da convivência pacífica.

Uma história de superação e construção conjunta

As relações entre Alemanha e Israel têm origem em um passado doloroso. Após o Holocausto e os traumas da Segunda Guerra Mundial, o estabelecimento de laços diplomáticos em 1965 representou um gesto de coragem política e responsabilidade histórica. Desde então, Berlim e Jerusalém têm fortalecido uma relação baseada na reparação, no aprendizado mútuo e na construção de uma parceria estratégica sólida.

A partida simbólica em Brasília remete ao primeiro jogo oficial entre as seleções dos dois países, realizado em 1970 — um marco de aproximação e confiança. Agora, seis décadas após o início dessa jornada diplomática, um novo amistoso reafirma esse compromisso de cooperação contínua e amizade duradoura.
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, afirmou que este gesto é de respeito
“Este jogo representa muito mais do que esporte. É sobre respeito, memória e a força de uma parceria que cresce com base no entendimento e no compromisso com um mundo melhor.”

Além dos vínculos políticos e econômicos, Alemanha e Israel mantêm projetos conjuntos nas áreas de ciência, inovação, educação, cultura e direitos humanos. O diálogo constante e a busca por soluções colaborativas tornaram-se marcas registradas da relação bilateral — exemplo de como a diplomacia pode superar um passado doloroso e transformar-se em instrumento de progresso e reconciliação.

Olhar para o futuro com os pés no presente

A presença ativa dos estudantes da Escola Renascença conferiu ao evento um tom ainda mais significativo ao jogo de futebol realizado em Brasília.

Sair da versão mobile