• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Embaixadas

Brasil e Kuwait avançam por comércio diversificado

Em encontro na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o embaixador do Kuwait em Brasília, Talal Rashed Almansour, discutiu com executivos da instituição os próximos passos de uma agenda de promoção de comércio e investimentos.

por Fabiana Ceyhan
7 de abril de 2025
Reading Time: 3 mins read

O embaixador do Kuwait em Brasília, Talal Rashed Almansour, se reuniu nesta sexta-feira (4) com o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, William Adib Dib Junior, e com o vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da instituição, Mohamad Mourad, em um encontro em que discutiram os próximos passos de uma agenda de aproximação comercial entre os dois países.

À ANBA, Almansour afirmou que o Brasil tem know-how em setores como alimentos e bebidas, medicamentos e aviões. “O Brasil é capaz de substituir diversos países em produtos de valor agregado, mas precisa mostrar isso ao mundo”, disse sobre o que os brasileiros são capazes de fornecer globalmente.

Para o Kuwait, afirmou, é importante que o Brasil se mantenha como um fornecedor de alimentos, pois é “prioridade” para o seu país garantir a segurança alimentar. “O Brasil nos garantiu que pode substituir qualquer produto de que precisarmos, o que é algo muito feliz para o Kuwait”, disse. Ele comentou também que a fabricante de aviões Embraer negocia acordos com empresas aéreas e o governo local.

Almansour assumiu a embaixada em Brasília no começo de 2024, em sua segunda passagem diplomática pelo Brasil, e, desde então trabalha para ampliar as trocas comerciais entre os dos países. No ano passado, o Brasil exportou US$ 400,4 milhões ao Kuwait, em expansão de 49,4% sobre 2023, e importou US$ 580,3 milhões, com alta de 44,9% na mesma comparação, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil. Os principais produtos exportados pelo Brasil são carnes e aves, e o principal importado é o petróleo, responsável por quase tudo o que o mercado brasileiro compra do parceiro do Golfo.

Oportunidades de investimento além do comércio

Em visita ao Kuwait prevista para o fim do primeiro semestre, Mourad deverá continuar a se reunir com autoridades locais. Lá, terá encontros que buscam incentivar a promoção de investimentos tanto com alocação de recursos do Kuwait no Brasil como por meio do estabelecimento de empresas brasileiras no Kuwait, a exemplo do que já acontece em outros países do Golfo.

Em fevereiro, Mourad e o embaixador brasileiro no Kuwait, Rodrigo Gabsch, se reuniram com empresas no país. Agora, Mourad deverá estreitar laços também com a Câmara de Comércio e Indústria do Kuwait e começar a trabalhar na vinda de uma missão empresarial do Kuwait ao Brasil para encontros de negócios.

Almansour e os executivos da Câmara Árabe conversaram também sobre os reflexos que o aumento das tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos poderão causar no comércio. O diplomata afirmou que o aumento de tarifas para o seu país foi de 10%, o mesmo anunciado para o Brasil. Tal aumento de impostos deverá impactar o Kuwait indiretamente com uma provável elevação global de preços de produtos. Tal reflexo, disse, poderá abrir portas ao Brasil.

Do encontro participaram ainda a vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, Silvia Antibas, a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar, o adido diplomático da embaixada do Kuwait, Salem Mubarak Alraish, e o tradutor Saleh Haidar Hassan.

Almansour está em São Paulo para acompanhar a feira SP-Arte, na capital paulista, até o próximo domingo (6), acompanhado nesta agenda por Georgia Mourad, que também esteve no encontro da Câmara Árabe.

Fonte: Anba

Tags: alimentosAviõesBrasilCâmara ÁrabecomércioembaixadorEmbraerEstados Unidosexportações.importaçõesIndústriainvestimentoskuwaitmissão empresarialMohamad MouradMouradPetróleoRodrigo Gabschsão pauloSegurança AlimentarSP-ArteTalal Rashed AlmansourtarifasWilliam Dib
Post Anterior

Congresso retoma visitas guiadas em inglês

Próximo Post

União Europeia busca unidade em primeira ação contra tarifas de Trump

Related Posts

Embaixadas

FIFA confirma Brasil como sede da próxima Copa do Mundo

17 de maio de 2025
Embaixadas

Jovens cientistas brasileiros são premiados na maior feira de ciências e engenharia do mundo

17 de maio de 2025
Embaixadas

Dia das Abelhas na Embaixada da Eslovenia

16 de maio de 2025
Embaixadas

Ex presidente da Finlândia é recebida em Brasília

16 de maio de 2025
Embaixadas

Concurso para Diplomata tem edital aberto

16 de maio de 2025
Embaixadas

Jogo amistoso entre Israel e Alemanha celebram 60 anos de relações diplomáticas

15 de maio de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Goiás marca presença no Festival de Cannes com representação inédita

19 de maio de 2025

Com presença de liderança da WTTC, Visit Brasil Summit discute a inteligência de dados na promoção internacional do Brasil

19 de maio de 2025

Brasil e Quênia firmam parceria para promover o turismo entre os dois países

19 de maio de 2025

Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30

19 de maio de 2025

Desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024

18 de maio de 2025

Acordos com China vão melhorar produtividade e competitividade da indústria, avalia secretário do MDIC

18 de maio de 2025

MAM é confirmado como sede da cúpula do Brics no Rio

18 de maio de 2025

China e América Latina e Caribe:avançar de mãos dadas com benefícios mútuos e ganhos compartilhados no caminho da nova industrialização

17 de maio de 2025

China e América Latina e Caribe: Uma Cooperação que Transcende Mares e Beneficia Povos

17 de maio de 2025

FIFA confirma Brasil como sede da próxima Copa do Mundo

17 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »