A concessionaria Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, e a GOL Linhas Aéreas, em parceria com diversos atores do trade turístico, informam que promoveram uma Fam Trip – viagem de familiarização – com operadoras de turismo colombianas, em uma iniciativa estratégica para impulsionar o turismo no Distrito Federal e na região da Chapada dos Veadeiros.
A ação teve como propósito apresentar os encantos dos destinos do cerrado brasileiro e estimular a comercialização do novo voo direto entre Bogotá e Brasília, operado pela GOL.
Ao todo, seis representantes de operadoras de turismo da Colômbia participaram da viagem que proporcionou uma imersão nas principais atrações culturais, naturais e gastronômicas das regiões. A experiência foi planejada para fortalecer a conexão com os destinos, apresentar os produtos de ecoturismo e da capital do Brasil, para que as operadoras possam apresentar essa oportunidade de experiência ao mercado colombiano.
Boas-vindas com sabor e cultura brasiliense
Os participantes desembarcaram em Brasília no último domingo (16/03) para dois dias de passeio na capital federal. Eles foram recepcionados na Arena BRB Mané Garrincha durante um evento de boas-vindas promovido pela Brasília Receptivo, parceira responsável pelos passeios na cidade. A recepção contou ainda com representantes da Embratur e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que apoiou a iniciativa junto com grandes hotéis da nossa capital.
O primeiro dia incluiu visitas à Cachaçaria Saracura, degustação de queijos artesanais na Cabríssima e um pôr do sol inesquecível no famoso Balancéu, encerrando a noite com um happy hour seguido de jantar típico da gastronomia local.
Os operadores participaram de um city tour pelos principais cartões-postais da cidade. O roteiro incluiu a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional, a Torre de TV, o Parque Nacional de Brasília, além de um tour arquitetônico pelas obras de Oscar Niemeyer. O dia culminou com um passeio de barco ao entardecer no Lago Paranoá, com vista privilegiada do Pontão do Lago Sul, seguido de uma parada na Pizzaria Dom Bosco, símbolo da culinária brasiliense.
Natureza, bem-estar e aventura na Chapada dos Veadeiros
Os dois dias seguintes foram dedicados à imersão na Chapada dos Veadeiros, com experiências organizadas pela Associação Veadeiros e pela agência Travessia Ecoturismo.
A programação incluiu rituais de boas-vindas com banho de cristais e terapias holísticas, atividades de aventura, apresentações culturais, trilhas e visitas às famosas cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Vale da Lua.
Fortalecimento da malha internacional e valorização do turismo local
A Fam Trip integra um conjunto de ações estratégicas da Inframerica para fortalecer a malha aérea internacional do Aeroporto de Brasília, além de posicionar a capital federal e a região da Chapada dos Veadeiros como destinos de destaque no turismo sul-americano.
A chegada do novo voo direto para Bogotá representa uma porta de entrada importante para turistas latino-americanos e abre novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e cultural da região.
“Queremos que as operadoras de turismo conheçam na prática os atrativos do nosso território e se tornem multiplicadores dessas experiências no mercado colombiano. Brasília e a Chapada têm enorme potencial internacional e essa é uma grande vitrine para mostrar isso ao mundo”, destacou Daniel Dumaresq, gerente de Negócios Aéreos da Inframerica.
Fonte: Aeroin