Relações diplomáticas dos dois países foi festejada pelo embaixador Luis Faro Ramos na primeira visita do primeiro-ministro, Luis Montenegro, à capital

O Primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, o embaixador português Luis Faro Ramos deu início às comemorações dos 200 anos das relações diplomáticas entre Portugal e Brasil, na última quarta-feira,19, nos jardins da embaixada, cenário que não poderia ter sido mais perfeito para celebrar dois tesouros da alma portuguesa: a arte e o vinho.
Durante as comemorações foi inaugurada da exposição Fascinação e da obra Pavillon du Vin, da autoria de Joana Vasconcelos, uma artista incontornável no panorama cultural internacional, cujo projeto em Brasília contou com o apoio da EDP, ao abrigo da Lei de Incentivo à Cultura, e do Turismo de Portugal.
O Primeiro-ministro e o embaixador Ramos apresentaram a muitos representantes da comunidade luso-descendente, puderam apreciar a mais recente obra da artista plástica que é famosa por esculturas monumentais, que concebeu um garrafão de ferro fundido com quase 6 metros de altura. A peça contemporânea da artista, que já expôs na Bienal de Veneza de 2013, veio desmontada de Portugal para ser erguida aqui.
Pavillon de Vin faz companhia para outras esculturas e azulejos que ornamentam o espaço paisagístico da embaixada — território português perfeitamente integrado no cerrado brasileiro. Além dessa obra, Joana Vasconcelos expõe também 15 livros com desenhos, textos e colagens de sua autoria, que foi batizada de Fascinação, “não por acaso uma canção imortalizada por Elis Regina”, ressaltou o embaixador Luis Ramos. A mostra abrirá ao público em 8 de março.
Homenagem – Durante o evento festivo, foi homenageado Agostinho da Silva, filósofo e pedagogo português com uma profunda ligação ao Brasil, tendo sido descerrada uma placa dando o seu nome ao auditório do centro cultural da Embaixada.
Fonte: Embaixada de Portugal