Na primeira metade deste ano, o Brasil lançará o nanossatélite Aldebaran-I, desenvolvido no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (LABESEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conforme divulgado no site oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil.
O projeto, executado com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e outras importantes organizações parceiras, servirá como uma prova de conceito para a detecção e resgate de pequenas embarcações em situações de emergência no mar. O Aldebaran-I também será utilizado para a prevenção de incêndios por meio de plataformas de coleta de dados ecológicos.
Em janeiro, o satélite passou por uma série de testes no laboratório, a última fase de verificação antes do lançamento.
“Foram realizados testes de abertura de antenas, de transmissão de dados e também de vibração nos três eixos do nanossatélite. Ainda realizamos ensaios de vibração e ligar e desligar o Aldebaran-I para ter certeza que o modelo de voo não tem nenhum problema técnico e está apto a operar no espaço”, afirmou o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi.
Após os testes, o satélite será enviado para a Índia, onde será lançado no Centro Espacial da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês).
Este projeto faz parte do Programa Nacional de Atividades Espaciais para nanossatélites acadêmicos, com o objetivo de capacitar profissionais nas áreas de engenharia espacial e tecnologia de satélites.
Fonte: tvbrics