Embaixada do Reino Unido no Brasil faz alerta sobre risco de golpes na solicitação do ETA

A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) se tornou obrigatória em janeiro para quem tem como destino Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales

Viajantes que tenham como destino Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales devem providenciar antes da viagem uma Autorização Eletrônica de Viagem, ou simplesmente ETA, sigla em inglês para Electronic Travel Authorization. A medida passou a ser obrigatória em 8 de janeiro e quem tiver passaporte brasileiro é obrigado a providenciar o documento antes de embarcar.

Nesta quinta-feira (30), a Embaixada do Reino Unido no Brasil veio a público advertir sobre o risco de fraude na solicitação do documento: “Estamos cientes de que golpistas podem alegar oferecer esse serviço, mas alertamos que essas solicitações não são reconhecidas pelo governo britânico e são fraudulentas”, diz o comunicado.

A emissão do ETA custa hoje 10 libras esterlinas (cerca de 74 reais), mas a VT identificou um site que cobra 97 dólares pela emissão do documento. O governo britânico não aceita PIX, apenas cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay.

Canais oficiais para a emissão do ETA

Veja abaixo como como solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), que deve ser feita por meio dos canais oficiais do Home Office, o departamento ministerial responsável pela segurança e imigração do Reino Unido:

Site oficial do Home Office para quem for solicitar o ETA online por um navegador:

https://apply-for-an-eta.homeoffice.gov.uk/apply/electronic-travel-authorisation/how-to-apply

Aplicativo oficial do Home Office para quem for solicitar o ETA via equipamento Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=uk.gov.HomeOffice.ho3

Aplicativo oficial do Home Office para quem for solicitar o ETA via equipamento Apple: https://apps.apple.com/us/app/uk-eta/id6444912481

Na caixas de comentários da Apple Store e do Google Play, onde é possível baixar os aplicativos oficiais, há muitas queixas dos usuários sobre travamento, problemas na hora de escanear o chip do passaporte e também recusa do cartão de crédito no momento do pagamento. Vale lembrar que para fazer o pagamento com cartão de crédito brasileiro é preciso liberar no aplicativo do banco a função para compras internacionais. Usuários atestaram que após diversas tentativas frustradas de emitir o ETA pelo aplicativo, foram melhor sucedidos online no site do Home Office.

Sobre o ETA

Desde 8 de janeiro de 2025, brasileiros e demais pessoas sem nacionalidade britânica que pretendam viajar ao Reino Unido, para períodos de permanência inferiores a seis meses, precisam de uma autorização eletrônica de viagem (Electronic Travel Authorization – ETA). A medida se aplica a portadores de todos os tipos de passaportes (comuns, oficiais e diplomáticos).

O ETA é válido por até 2 anos e a autorização permite múltiplas viagens ao Reino Unido durante esse período. No entanto, caso o passaporte vença ou o cidadão obtenha um novo passaporte por qualquer motivo, será necessário solicitar um novo ETA.

Mesmo tendo um ETA válido em mãos, o brasileiro, ao ingressar no Reino Unido, ainda vai precisar passar por um oficial da imigração britânica. Ou seja, a aprovação da ETA não garante a entrada no Reino Unido. Informações adicionais podem ser encontradas no site oficial.

Fonte: Viagemeturismo

Sair da versão mobile