Turquia e Paquistão criarão fábrica conjunta para produção do caça KAAN

A Turquia e o Paquistão estão prestes a estabelecer e operar uma fábrica conjunta para a produção do novo caça turco KAAN, marcando um passo significativo na cooperação entre os dois países.

Segundo diversos veículos de imprensa turcos e paquistaneses, representantes de 32 instituições participaram da 8ª Expo Industrial Paquistão-Turquia no início deste mês e finalizaram os planos para uma parceria entre Ancara e Islamabad na fabricação do caça KAAN. Durante as negociações, o Ministro da Defesa da Turquia, Yasar Guler, afirmou que um acordo oficial para a participação do Paquistão no projeto do caça está prestes a ser concluído, cerca de um ano e meio após o anúncio inicial sobre a cooperação entre os dois países.

A participação do Paquistão será por meio da construção de uma fábrica conjunta, que será operada pelos dois países para a produção do caça. O KAAN, um caça de quinta geração desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), foi projetado para substituir a frota desatualizada de F-16 da Turquia, fortalecendo a defesa aérea do país e mantendo sua competitividade diante de novas aeronaves avançadas. A necessidade desse desenvolvimento aumentou após os EUA removerem a Turquia do programa F-35 em 2019.

Os planos para a fábrica conjunta representam um marco na crescente cooperação militar e de defesa entre Turquia e Paquistão. A parceria permitirá que Ancara aumente a produção do KAAN a um custo reduzido e amplie suas exportações, ao mesmo tempo que Islamabad fortalece sua defesa aérea e impulsiona a engenharia em sua indústria nacional.

FONTE: Middle East Monitor

Sair da versão mobile