Devido à situação atual na região do Oriente Médio, a Qatar Airways suspendeu temporariamente os voos para o Irã e o Líbano até novo aviso. A aérea catari, uma das poucas que continuava a voar para estes países em meio à escalada do conflito contra Israel, anunciou ontem que suspendeu todos os voos de Doha para Isfahan, Teerã no Irã e Beirute no Líbano.
Já os voos para Amã, na Jordânia, e para Bagdá, Basra, Erbil, Najaf, Suleimânia, no Iraque, operarão apenas durante o dia, sendo os voos noturnos cancelados e sem previsão de volta.
O Catar historicamente é um país próximo do Irã e também tem abrigado nos últimos tempos terroristas do Hamas e Hezbollah. Esta proximidade garantiria certo privilégios para a Qatar Airways, porém agora com o cancelamento de voos fazem surgir dúvida se o governo catari está sabendo antecipadamente de alguma operação de ataque tanto de Israel ou do Irã, que poderia colocar os voos comerciais da Qatar Airways em risco na rota dos mísseis balísticos e aviões de combate.
Desde o início da escalada dos conflitos em 7 de outubro do ano passado, quando terroristas do Hamas invadiram Israel e mataram civis, a Qatar não havia suspendido voos de maneira massiva para nenhum dos países citados.
Fonte: Aeroin