Embratur será contratada por Mato Grosso do Sul para realizar campanha cooperada na Europa

Iniciativa tem base na Lei 14.901/2024, que autoriza órgãos públicos a contratarem a Agência diretamente. Divulgação das cidades turísticas do MS será feita na Europa entre 2024 e 2025

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) assinou na última sexta-feira (27), durante a ABAV Expo 2024, uma carta de aceite assumindo o compromisso de firmar parceria com a Embratur para fazer a promoção dos destinos do estado em cooperação com operadores de turismo da Europa.

Trata-se de um projeto piloto com base na Lei 14.901/2024, que autoriza órgãos públicos a contratarem a Agência de forma direta. A partir da contratação, a divulgação das cidades turísticas sul-mato-grossenses acontecerá na Europa entre 2024 e 2025.

A Embratur prestará os serviços de inteligência de mercado, planejamento, execução, coordenação das ações e ativações de promoção internacional, que serão realizadas em cooperação com operadoras de turismo da Europa.

Uma importante vantagem das ações de promoção internacional cooperadas é a possibilidade de medição de resultados, que inclui análise de desempenho de vendas, performance de alcance, avaliação do impacto na percepção do destino e outros indicadores. Isso ajuda a ajustar estratégias para garantir o melhor retorno do investimento.

A solenidade de assinatura da carta de aceite pela Fundtur-MS aconteceu na feira de turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), ABAV Expo, em Brasília (DF), com a presença do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis.

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, comemorou a oficialização do projeto piloto. “Esse vai ser o primeiro contrato que realizamos diretamente com um estado, para promover uma campanha cooperada. Tem tudo pra dar certo, e ampliar a chegada de estrangeiros nos destinos turísticos do estado, que agora estarão na vitrine das principais operadoras de turismo da Europa”.

O presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, também demonstrou empolgação com o acordo. “Estamos bem felizes de fazer essa parceria com a Embratur. A gente só está consolidando, concretizando de maneira formal, uma parceria que já vem acontecendo há quase dois anos, com a nova gestão. Desde que o Freixo assumiu, estamos presentes nos principais mercados, junto com a Embratur, e a Agência apoiando as ações do Mato Grosso do Sul no mercado de ecoturismo, acompanhando um trabalho que a gente já vinha fazendo anteriormente. Então, a gente está feliz de ter a Embratur como parceira, ajudando a auxiliar e fortalecer as nossas ações de promoção na Europa e depois outros mercados, porque a expectativa é que essa seja uma parceria de longo prazo, e que com isso a gente consiga fortalecer ainda mais a imagem do MS, junto com a imagem do Brasil”, afirmou.

Marcelo Freixo destacou a importância de a Embratur começar a oferecer novos serviços para os destinos brasileiros, via contratação direta. “Esse é um projeto piloto do que será uma política permanente de parceria com os governos de estado e municípios. A Embratur, um serviço social sem fins lucrativos, começa a colocar sua expertise de promoção a serviço dos destinos”, observou.

Memória
Em 25 de junho, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.901/24. O texto autoriza órgãos e entidades da administração pública a contratarem a Embratur com o objetivo de promover e apoiar a comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil no exterior. A legislação já permitia que a Agência firmasse contratos com entidades privadas com os mesmos objetivos.

Oriunda do PL 545/24, a lei abriu caminho, ainda, para que a União, estados e prefeituras contratem a Embratur para realizar todos os tipos de atividades que estejam conectadas com a promoção internacional do turismo, como a participação em feiras, press trips com jornalistas e influenciadores digitais estrangeiros, campanhas publicitárias, entre outros. Trata-se de um aprimoramento do regime jurídico da Agência com texto semelhante ao da Medida Provisória 1.207/24. Outro ponto importante da Lei é que, agora, a Embratur tem, novamente, autorização para receber verbas do Orçamento da União.

Inovação
Outra ação da Embratur na ABAV Expo, na sexta (27), foi a palestra do gerente de Inovações da Agência, Edivaldo Reis, no ABAV Talks. Edivaldo apresentou o EmbraturLab, projeto de inovação da Embratur. Dividiram o palco com Edivaldo, Eduardo Lorea, co-fundador do Turistech Hub, Carlos Alberto Soares, que é vice-diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Yuri Benites, diretor de turismo do Itau Parquetec.

“Começamos [com o EmbraturLAB] há um ano e meio e já criamos várias acelerações e desafios para startups, com mais de 400 inscrições, 31 startups aceleradas e 30 mentorias. A gente acredita que uma atuação integrada e de forma colaborativa é o caminho para acelerar a agenda de inovação no nosso setor”, afirmou durante a apresentação.

Os presentes também falaram sobre os projetos de inovação desenvolvidos pela Agência, em colaboração com o Turistech Hub, a UFF e o Itaipu Parquetec. Essas iniciativas refletem como a união entre o setor turístico e instituições de inovação e tecnologia vem moldando o futuro do turismo.

Também foram elencadas diversas das ações do Ecossistema de Inovação e Turismo, grupo que reúne a Agência, o Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, e o Laboratório de Política, Governança e Turismo (Lab PGTUR), da também da Federal Fluminense.

Fonte: Embratur

Sair da versão mobile