Mostra de Cinema Africano na Sala Le Corbusier “OLHARES DE ÁFRICA”

Para o mês de setembro a sala Le Corbusier da Embaixada da França traz a mostra de cinema Africano, com 4 filmes que foram participaram de prestigiosos festivais, entre eles Cannes Classic, Lumière e Fespaco (maior festival de cinema africano na África, em Burkina Faso).

Conhecer o cinema africano significa conseguir ver a própria expressão de cada país por meio de seus artistas. É conhecer elementos ambientais, arquitetônicos, culturais, etc., sem passar pelo crivo do observador estrangeiro que existe em tantas obras.

Não se trata também de pensar que o cinema se limita apenas a uma construção antropológica, cuja relevância seja apenas fornecer a possibilidade de enxergar o outro. Trata-se, mais, de se aproximar de uma produção artística que oferece uma ampla experiência em todas as ramificações
daquilo que se entende por arte.

Iniciaremos este ciclo com o filme “Keteke”, de Peter Sedufia, que conta a história de um casal, Boi e Atswei, que vive em Puna, empenhado em dar à luz o seu primeiro bebê em Akete, sua cidade natal. Muito perto do parto, o casal perde o trem, único meio de transporte da periferia para a cidade.

Na pressa de chegar lá, eles agravam sua situação com uma decisão errada e se encontram no meio do nada. Chegarão a tempo para o parto ou correrão o risco de perder o bebê e a mãe? A Sala Le Corbusier é o ponto de encontro dos amantes do cinema francófono. As sessões acontecem sempre às quartas-feiras e são gratuitas

 

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO

04/09 – Keteke (Keteke)
De Peter Sedufia. 2017. Gana.

Com Adjetey Anang, Lydia Forson, Fred Amugi, Clemento Saurez, Jeneral Ntatia.

1h38. Comédia dramática. 12 anos.

Na década de 1980, o trem era o único meio de transporte que ligava os subúrbios e o centro da cidade. Um casal, Boi e Atswei, se concentra para o parto de seu primeiro filho, mas perdem o horário do trem. Uma má decisão os deixa no meio do nada. Chegarão a tempo para o parto ou correrão o risco de perder o bebê e a mãe?

Trailer: https://youtu.be/NNE71A42SMI

11/09 – O Espectro do Boko Haram (Le Spectre de Boko Haram)
De Cyrielle Raingou. 2022. Camarões / França.

1h20. Documentário. 12 anos.

Os ataques do grupo terrorista Boko Haram na vila de Kolofata, no extremo norte de Camarões, duram desde 2013. Mesmo que atualmente suas atrocidades estejam diminuindo, a ameaça permanece real e onipresente. Neste universo pós-apocalíptico, um grupo de crianças em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental se adapta e se reinventa.

Trailer: https://youtu.be/E5y4e61TSMk?t=4

18/09 – Ashkal – A investigação de Túnis (Ashkal – l’enquêtede Tunis)
De Youssef Chebbi. 2022. Tunísia / França.

1h31. Drama. 12 anos.

Num dos edifícios dos Jardins de Cartago, bairro de Túnis criado pelo antigo regime, mas cuja construção foi brutalmente interrompida no início da revolução, dois policiais, Fatma e Batal, descobrem um corpo carbonizado. À medida que os canteiros de obras são retomados gradualmente, eles começam a investigar esse caso misterioso. Quando ocorre um incidente semelhante, a investigação toma um rumo desconcertante.

Trailer: https://youtu.be/rRTzM2fd9FE?t=9

25/09 – À Sombra das Figueiras (Sous les figues)
De Erige Sehiri. 2022. Tunísia, França, Suíça. Com Francine Racette, Raphael Fetjo, Gaspard Manesse.

1h33. Drama. 12 anos.

Entre as árvores, jovens mulheres e homens que trabalham na colheita de verão na Tunísia desenvolvem novos sentimentos, flertam, tentam se entender, encontram conexões mais profundas – e também fogem delas.

Trailer: https://youtu.be/lI150THWMOg?t=5

Recomendações de Segurança

Por motivos de segurança, foram adotadas as seguintes medidas:
– haverá revista na entrada, antes do início das sessões;
– está interditada a entrada na sala com: objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, entre
outros similares, sprays de pimenta, ferramentas de mão-de-obra, líquidos inflamáveis, alvejantes,
explosivos, venenos, ácidos, além de armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de
brinquedo);
– notebooks, mesmo desligados, estão proibidos na sala de projeção.

Serviço

Cinema – Sala Le Corbusier
Quartas-feiras de agosto
19h00 (entrada permitida até 19h15) – Gratuito
Endereço: SES Av. das Nações – Quadra 801 – Lote 04
Contato: Tiennot Sciberras (61 99977-6626)

Sair da versão mobile