A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi um dos principais temas debatidos, nesta quarta-feira (14.08), em audiência do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, com o embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis.
Durante a reunião, o titular do MDS enfatizou a importância de ter o Canadá como parceiro nessa iniciativa. “Assim como uma pessoa precisa de ajuda para sair da pobreza, um país também precisa. Temos muito interesse em trabalhar com o Canadá e estamos fazendo um esforço para termos o máximo de adesões até novembro”, destacou o ministro.
Representantes mundiais endossaram, por aclamação, a Aliança Global durante reunião ministerial do G20, em julho, no Rio de Janeiro. Desde então, está aberta à adesão de países e instituições. O objetivo é apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza, ao reduzir desigualdades e contribuir para fortalecer parcerias globais. O lançamento deve ocorrer em novembro, durante a Cúpula dos Líderes do G20, na capital fluminense.
“Parabenizo o governo brasileiro por essa iniciativa. Estamos concentrados nessa força-tarefa construída para ajudar este modelo e estamos sempre apoiando estas iniciativas de combate à fome e à pobreza”, destacou o embaixador. “Queremos fortalecer a nossa participação cada vez mais. Nossa mensagem é muito positiva sobre esta iniciativa”, completou.
No encontro, também foram avaliadas questões sobre a segurança pública, combate às drogas, educação, emprego e agricultura familiar, que impactam diretamente a sociedade, no combate à insegurança alimentar e na diminuição da miséria.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).