Arábia Saudita encomenda até 100 jatos elétricos

Companhia aérea Saudia assinou acordo com a empresa alemã Lilium NV com compra confirmada de 50 eVTOLs e opção de adquirir mais 50.

A companhia aérea saudita Saudia assinou acordo com a empresa alemã Lilium NV para adquirir até 100 jatos elétricos de decolagem e pouso vertical, os eVTOLs. O negócio prevê a compra confirmada de 50 jatos e opção de adquirir mais 50, segundo notícia do site do jornal saudita Arab News.

A formalização do negócio foi feita após assinatura de um acordo-quadro no final de 2022, tornando a Saudia a primeira companhia aérea da região a investir em mobilidade aérea sustentável, de acordo com o jornal. A assinatura do acordo ocorreu na quinta-feira (17) na sede da empresa alemã, em Munique.

Em entrevista ao Arab News, o CEO da Lilium, Klaus Roewe, descreveu a Saudia como um cliente muito importante por ser, segundo ele, uma companhia aérea de alto escalão e alta classe, além de muito exigente. “Por outro lado, também representa um país que cremos ser o espelho perfeito do que a Lilium pretende fazer porque a Lilium tem, definitivamente, o produto mais avançado e mais inovador”, falou.

Jatos elétricos para passageiros

A Saudia receberá o primeiro avião em 2026. Os jatos ajudarão a transportar 330 milhões de viajantes, proporcionando ligações mais rápidas e eficientes, segundo o diretor-geral do Grupo Saudia, Ibrahim Al-Omar. Os jatos da Lilium foram concebidos para viagens regionais de alta velocidade com zero emissão de gás carbônico. A empresa tem capacidade para produzir até 80 aeronaves por ano.

Fonte: Anba

Sair da versão mobile