Encontro destacou o compromisso do Brasil em colaborar com o desenvolvimento agrícola da Etiópia e da União Africana, promovendo um intercâmbio de conhecimento e tecnologia
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu na última sexta-feira (12), em Brasília, uma delegação etíope composta por nove cientistas. O encontro teve como objetivo dar continuidade às ações desenvolvidas no campo da cooperação internacional entre o Brasil e a Etiópia, resultado direto da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Etiópia em fevereiro deste ano.
Durante a reunião, o secretário-executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares, reforçou o pedido do presidente Lula e do ministro Carlos Fávaro para intensificar as relações entre os dois países. “Estamos comprometidos em compartilhar nossas tecnologias e conhecimentos para impulsionar a agricultura etíope”, afirmou Cleber.
Uma das principais novidades anunciadas foi a expectativa do Mapa de ter um Adido Agrícola em Adis Abeba, capital do país africano, até o final de 2024. Esta iniciativa visa facilitar o intercâmbio de informações e a colaboração contínua entre os dois países.
A delegação etíope relatou uma semana produtiva no Brasil, com capacitações realizadas junto à Embrapa e à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) focadas no controle da acidez do solo. Eles destacaram que a experiência brasileira no manejo de solos ácidos será importante para aumentar a produtividade e a eficiência agrícola na Etiópia.
Também participaram da reunião o chefe de gabinete da secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Guilherme Costa, e o diretor substituto de Promoção Comercial e Investimentos, Luiz Caruso. A reunião ainda reforçou o compromisso do Brasil em colaborar com o desenvolvimento agrícola da Etiópia e da União Africana, promovendo um intercâmbio de conhecimento e tecnologia benéfico para ambos os lados.
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária.