Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – Estados Unidos” abre portas no próximo dia 29

A mostra compõe o bicentenário das relações bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos e apresenta detalhadamente o histórico de relações destes dois países

A exposição “Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – Estados Unidos” será inaugurada no próximo dia 28 de maio – em evento restrito a convidados – e abre para o público no dia 29 no Palácio do Itamaraty, marcando uma das principais celebrações do bicentenário das relações bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos. A mostra segue aberta até o dia 30 de junho de 2024, com entrada gratuita.

O evento integra uma série de atividades comemorativas que ocorrerão na última semana de maio no Distrito Federal, organizadas pelo Ministério de Relações Exteriores, Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Câmara de Comércio para o Brasil (AMCHAM). Além da exposição, o evento contará com um seminário e o lançamento de um livro acadêmico, todos convergentes para o tema das relações bilaterais entre os dois países.

A mostra “Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – Estados Unidos” oferece uma extensa cronologia detalhando a rica história das interações entre Brasil e Estados Unidos. São mais de 100 reproduções de fotografias, documentos e obras de arte, além de objetos organizados em dez núcleos temáticos. Entre os itens expostos estão presentes presidenciais emprestados do acervo do Palácio do Planalto e vídeos documentais. Grande parte das imagens foi cedida por arquivos e acervos de instituições públicas brasileiras e norte-americanas. Destaque para as reproduções de duas obras do Museu de Arte Brasileira da FAAP, assinadas por Cândido Portinari e Anita Malfatti, artistas que tiveram vivências marcantes nos Estados Unidos.
O reconhecimento formal da independência do Brasil pelos Estados Unidos, ocorrido em 26 de maio de 1824, quando o presidente James Monroe recebeu o primeiro-ministro plenipotenciário do Brasil em Washington, será um dos momentos históricos abordados na exposição. Este reconhecimento marcou o início oficial das relações diplomáticas entre os dois países.

*Missão Estudantil*

Estudantes do curso de Relações Internacionais da FAAP, em São Paulo, participarão de uma missão estudantil na capital federal, de 26 a 28 de maio, culminando com sua participação nas comemorações do bicentenário no Palácio do Itamaraty, no dia 28 de maio. “Esta viagem permite que os alunos estejam conectados à realidade do mercado de trabalho com uma nuance melhor do funcionamento institucional, além da oportunidade de proximidade com autoridades da área”, comenta o professor Victor Grinberg, coordenador das Missões Estudantis da FAAP.

O curador da exposição e embaixador Gonçalo Mello Mourão, representante permanente do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), destaca a importância desse evento. “Celebrar esses 200 anos de amizade é uma oportunidade única para refletirmos sobre o passado e projetarmos um futuro ainda mais colaborativo entre nossas nações”, comentou o embaixador.

A exposição “Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – Estados Unidos” é um convite para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre a história compartilhada e os laços culturais que uniram Brasil e Estados Unidos ao longo dos últimos dois séculos.

*Sobre o MAB FAAP*

Desde que abriu suas portas pela primeira vez em 10 de agosto de 1961, com a mostra “Barroco no Brasil”, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com mais de 3 mil obras de arte a partir do final do século 19, no decorrer dos últimos anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do País, como a exposição “Toyota – O Ritmo do Espaço” premiada pela APCA em 2018. Em 2016, foi criada a Coleção Moda-MAB que reúne vestimentas, bonecas e acessórios de estilistas contemporâneos brasileiros, fortalecendo o vínculo entre o museu e a moda, que desde 1989 esteve presente por meio de desfiles e exposições vinculadas ao tema. Cabe destacar que além da pesquisa e organização de exposições de temas pertinentes às artes visuais brasileiras, o MAB incorporou a apresentação de mostras de arte internacional com temáticas de interesse geral que trazem experiências significativas ao público e ampliam a compreensão do fazer artístico e cultural.

*Sobre a FAAP -* Fundada em 1947, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) é uma instituição de ensino superior de referência, privada e com caráter filantrópico. Ao longo de sua história, a instituição vem executando as etapas que lhe permitem ajustar-se permanentemente ao momento histórico, cultural, econômico e social do Brasil e do mundo. Construiu valores e crenças que norteiam sua missão de amparar, fomentar e desenvolver as artes visuais e ciências, a cultura e o ensino.

Apresenta-se como uma instituição tripartite – educacional, cultural e artística. Investindo em cultura e ensino por meio do Museu de Arte Brasileira, do Teatro FAAP, do Colégio FAAP, da biblioteca (criada em 1959) e das faculdades. A Fundação possui campus em São Paulo e Ribeirão Preto e mantém parcerias mundo afora por meio de intercâmbios e residências. A FAAP tem como objetivo colocar no mercado de trabalho formadores de opinião e pessoas de ação, não meros executores.

SERVIÇO:

*Seminário Comemoração BR- US 200 anos | Presencial Itamaraty (23096)*

Link: https://www.amcham.com.br/event?eventid=23096
Seminário Comemoração BR-US 200 anos | Transmissão (23097)
Link: https://www.amcham.com.br/event?eventid=23097

*Exposição “Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – Estados Unidos”*

Período de visitação: 29 de maio a 30 de junho 2024
Endereço: Palácio do Itamaraty – Térreo
Entrada: Gratuita

Sair da versão mobile