• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Brasil

Ministra Marina Silva destaca potencial do Brasil em visita à Itália

por Fabiana Ceyhan
6 de maio de 2024
Reading Time: 4 mins read

ministra Marina Silva destacou durante fórum em Turim, na Itália, o compromisso do governo brasileiro com o uso de biocombustíveis sustentáveis para acelerar a transição energética. O encontro ocorre na véspera reunião de ministros do G7 sobre Clima, Energia e Meio Ambiente, grupo que reúne sete dos países mais industrializados do planeta e convidados.

“O Brasil tem plena capacidade instalada de produzir biocombustíveis sem ameaçar a floresta, garantindo alimentos para a população e a preservação de serviços ecossistêmicos”, declarou Marina. Leia aqui a íntegra do discurso.

A ministra participou do Fórum Internacional de Biocombustíveis Sustentáveis, organizado pela presidência italiana do G7 e pela Agência Internacional de Energia (AIE). Convidado para o encontro ministerial, o Brasil preside o G20 em 2024 e organizará a COP30, em 2025, na cidade de Belém (PA).

Marina ressaltou que a experiência de cinco décadas do Brasil com biocombustíveis representa “alternativa sustentável” para a transição energética. Afirmou também que é uma forma economicamente viável e competitiva de mitigar as emissões de gases causadores do efeito estufa, principalmente no setor de transportes.

“O aumento da produção de biocombustíveis precisa ocorrer em terras já degradadas para evitar o comprometimento de nossa segurança alimentar. Também não pode afetar a capacidade do Brasil de contribuir para a segurança alimentar de outras regiões do mundo”, ressaltou Marina.

A produção deve estar alinhada ao compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de zerar o desmatamento até 2030, completou a ministra. Com a retomada da governança socioambiental e das ações de fiscalização, a área sob alertas de desmatamento na Amazônia reduziu 50% em 2023 na comparação com 2022, segundo o sistema Deter, do Inpe.

Marina ressaltou o comprometimento do G7 e do G20 com o debate sobre a transição energética e afirmou que o Brasil trabalha para avançar a Aliança Global de Biocombustíveis. Lançada no ano passado durante a presidência indiana do G20, a iniciativa tem adesão de mais de 20 países.

Até 2030, segundo recomendação da AIE, o mundo precisará triplicar a produção de biocombustíveis líquidos para atingir a meta de neutralidade das emissões de gases estufa até 2050. Isso é fundamental para limitar o aquecimento global a 1,5ºC até 2100, na comparação com níveis anteriores à Revolução Industrial.

“É imprescindível quebrar o ciclo de países ricos cobrando países em desenvolvimento, ou de países em desenvolvimento cobrando países ricos. Hoje, quem está cobrando fortemente de todos nós é a ciência”, afirmou a ministra. “Agir nesta década será decisivo para nos colocar em um patamar civilizatório mais justo, solidário e seguro.”

Integram também a delegação brasileira a secretária nacional de Mudança do Clima do MMA, Ana Toni, e o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), André Corrêa do Lago.

Transformação energética
A transição energética brasileira é transversal no governo e será guiada pelo Plano de Transformação Ecológica, coordenado pelo Ministério da Fazenda. Já o novo Plano Nacional sobre Mudança do Clima, em construção pelo MMA, terá oito planos setoriais de mitigação e 15 de adaptação, elaborados por setores relevantes.

O governo federal também adotou meta de elevar em 50% a participação de biocombustíveis na matriz energética de transporte até 2033, segundo o Plano de Ação para a Neoindustrialização, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

“Essa iniciativa impulsionará o desenvolvimento nacional com sustentabilidade, inovação e foco na bioeconomia, na transição energética e na redução de emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Marina.

Hoje, destacou a ministra, há duas opções de combustível para veículos leves no Brasil, o que acelera a descarbonização no país: 100% etanol ou híbrido com 27% de etanol e 73% de gasolina. Carros elétricos também são promissores no país, completou, onde a matriz elétrica é 85% renovável.

A ministra também teve neste domingo reuniões bilaterais com os ministros do Meio Ambiente da Itália, Gilberto Pichetto; do Japão, Shintaro Ito; e do Canadá, Steven Guillbeault. Encontrou-se também com Fatih Birol, diretor-geral da Agência Internacional de Energia.

Na segunda, Marina participará da abertura oficial da reunião ministerial, da sessão para convidados e terá reuniões bilaterais antes de retornar ao Brasil. Além da Itália, o G7 reúne também Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido.

A ministra viajou para Turim após participação em Berlim, na Alemanha, do Diálogo de Petersberg sobre Clima, reunião preparatória para as negociações climáticas. Durante o encontro, defendeu que o mundo acelere sua transição energética para combater a emergência climática e promover o desenvolvimento sustentável.

O Diálogo de Petersberg integrou atividades da troica entre as presidências da COP28, da COP29 e da COP30. A COP28 ocorreu em dezembro de 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e a conferência deste ano será organizada pelo Azerbaijão, na capital Baku, em novembro.

Tags: climadiscursoEnergiameio ambiente
Post Anterior

Edital de Projetos EUA-Brasil 2024

Próximo Post

Mãe de Todas as Artes: 17º Salão do Artesanato começa na quarta-feira

Related Posts

Brasil

Exemplo para o país, Brasília soma mais de 4,4 mil faixas de pedestres

16 de setembro de 2024
Brasil

Arábia Saudita busca startups no Brasil

13 de setembro de 2024
Brasil

Governo de SP, Embraer e cônsul da Coreia discutem iniciativas para promover a fabricante no exterior

12 de setembro de 2024
Brasil

200 anos: Senado inaugura exposição imersiva nesta terça-feira

10 de setembro de 2024
Brasil

FBN lança edital do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior

9 de setembro de 2024
Brasil

Dia da Independência: Pronunciamento do presidente Lula

7 de setembro de 2024

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Embaixadores do sudeste asiático visitam Belém e miram parcerias

9 de maio de 2025

Grupo de Trabalho sobre Gestão de Desastres do BRICS realiza reunião ministerial no Palácio Itamaraty

9 de maio de 2025

Governo Federal lança iniciativa para desenvolver saúde, bioeconomia e ciência na Amazônia

9 de maio de 2025

Noruega quer estreitar cooperação com o Brasil para enfrentar desafios globais

9 de maio de 2025

Sessão em homenagem aos 77 anos de Israel acontece no Congresso Nacional

8 de maio de 2025

Embaixadores da República Dominicana e de Omã entregam credenciais no Itamaraty

8 de maio de 2025

Estudantes do Cazaquistão participam da Olimpíada Internacional de química no Brasil.

8 de maio de 2025

‘Cada vez mais a relação Brasil-China ganha uma força estratégica muito forte’, diz Lula

8 de maio de 2025

Liminar provisoria impede a compra do Banco Master

7 de maio de 2025

Governador de Santa Catarina recebe grupo de Embaixadores Árabes

7 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »