Embaixadora Stephanie Al-Qaq acompanha deputados do seu país em debate da agenda bilateral
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, em Brasília, debateu, nesta terça-feira, 23, vários temas da agenda internacional com parlamentares britânicos, membros da Comissão de Assuntos Estrangeiros da Câmara dos Comuns. “Tivemos um encontro muito proveitoso com um intercâmbio valoroso de ideias e percepções acerca do que se passa no mundo atualmente”, afirmou Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da CREDN.
O encontro reuniu os deputados Alicia Kearns, Ranil Jayawardena, Henry Smith e Royston Smith, todos do Conservative Party; Dan Carden, Neil Coyle e Fabian Hamilton, do Labour Party, além de Brendan O’Hara, do Scottish National Party. A Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, também assistiu ao evento.
Do lado brasileiro, além do presidente da CREDN, participaram os vice-presidentes do Colegiado, General Girão (PL-RN) e Márcio Marinho (REPUBLICANOS-BA), além dos deputados Marcel van Hattem (NOVO-RS), Amom Mandel (CIDADANIA–AM), General Pazuello (PL-RJ), Flávio Nogueira (PT-PI), Fausto Pinatto (PP-SP), Cláudio Cajado (PP-BA) e Pedro Lupion (PP- PR).
“O momento delicado cobra, mais do que nunca, diplomacia. No entanto, observamos uma perda cada vez mais significativa da credibilidade dos organismos multilaterais, junto à opinião pública”, observou Redecker. Na sua avaliação, “precisamos refletir sobre o que está errado e buscar as respostas para tantos eventos violentos. A retórica não é suficiente e precisa vir acompanhada de ações concretas, transformadoras. Do contrário, seremos obrigados a lidar com mais guerras, ondas de refugiados, violações à soberania e caos econômico”, explicou.