Para fechar o ano de 2023 e de olho nos projetos para 2024, o Embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, esteve com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, em dezembro.
O diplomata foi recebido no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, foram debatidas oportunidades de cooperação técnica e investimentos nas áreas de infraestrutura, inovação e sustentabilidade.
“Durante a reunião, nós conseguimos aprofundar as oportunidades de contribuição para ambas as partes. A Suíça é considerado o país mais inovador do mundo há 13 anos, com um histórico de investimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade. Além disso, é um importante investidor no Brasil, tanto por meio de empresas como através de fundos governamentais. Durante a visita do embaixador Pietro Lazzeri, conversamos sobre a geração de novos projetos em Pernambuco, nas áreas de infraestrutura e sustentabilidade”, destacou Raquel Lyra.
Uma comitiva composta por representantes diplomáticos e de empresas suíças realizou visitas ao Porto de Suape, à Compesa, às secretarias de Recursos Hídricos e Tecnologia e Inovação, ao CESAR, ao Porto Digital e à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Foi realizado ainda um workshop com foco no desenvolvimento de projetos de inovação.
“Acompanhamos a participação do Governo de Pernambuco na COP 28, vimos o protagonismo que a governadora Raquel Lyra vem exercendo nas pautas climáticas e, sem dúvidas, este é um estado prioritário para encontrarmos parcerias e oportunidades de investimos nas áreas de economia, tecnologia e sustentabilidade”, comentou o embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri.
Também estiveram presentes no encontro os secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), a Gerente Geral de Relações Internacionais Rayane Aguiar, além do cônsul-geral da Suíça no Rio de Janeiro, Bernhard Furger e o cônsul-honorário da Suíça em Pernambuco, Rodolfo Fehr.
Suíça recebe voto de aplauso da Alepe
Ainda como parte de sua visita a Pernambuco, Pietro Lazzeri, esteve na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), onde foi recebido pelo presidente do Poder Legislativo estadual, deputado Álvaro Porto, e por Lula Cabral, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais.
O diplomata recebeu o Voto de Aplauso concedido pela Alepe ao seu país. A iniciativa reconhece os esforços empreendidos pelo Estado suíço em projetos de combate à pobreza, proteção ambiental e desenvolvimento das crianças, ao redor do mundo.
“Em 2022, durante as fortes chuvas em Pernambuco, houve um grande gesto de solidariedade da Suíça, com a doação de colchões aos desabrigados. Pela sua responsabilidade global, o país recebe o certificado em agradecimento
pelo comprometimento com o fortalecimento do nosso Estado”, disse o deputado Nino de Enoque, autor da homenagem.
O representante suíço agradeceu a honraria e ressaltou que estava em Pernambuco numa missão diplomática e comercial. “A parceria entre nossos países remonta ao século XIX. A vinda da Embaixada às terras pernambucanas é para estreitar os laços e intensificar ainda mais a agenda econômica, de inovação e sustentabilidade por aqui. Faremos uma visita ao Porto de Suape e, com nossas empresas, vamos identificar as oportunidades de negócio que há por lá”, encerrou Pietro Lazzeri.