Em 29 de dezembro de 2022, Edson Arantes do Nascimento faleceu, aos 82 anos, vencido por um câncer de cólon.
A trajetória de Pelé é lembrada por milhões de fãs de futebol espalhadas pelo mundo, reconhecendo sua genialidade, arte e talento. Para a maioria, ele é o “rei do futebol” e o “maior jogador de todos os tempos”.
Um ano após sua morte, como forma de homenagem, além do Brasil, sete países têm estádios ou campos batizados com seu nome. Integram a lista Colômbia, Guiné-Bissau, Panamá, Ruanda, Palestina, Maldivas e Cazaquistão.
No Cazaquistão
A Federação de Futebol do Cazaquistão (KFF) nomeou um dos campos do centro nacional de treinamento de Talgar, sudeste do país, de “KFF Pelé Stadium”. O local sedia partidas oficiais das categorias de base.
Segundo o site da FIFA, a homenagem foi feita pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, no início do ano.
“Obrigado ao presidente da Federação de Futebol do Cazaquistão, Adilet Barmenkulov, por apoiar a iniciativa de homenagear Pelé, batizando um dos campos do centro nacional de treinamento de Talgar, que foi construído com o apoio de fundos do FIFA Forward, em homenagem ao lendário jogador brasileiro. Uma forma muito apropriada de lembrar do “Rei’.”, disse o Presidente da FIFA durante a sua visita ao Cazaquistão, em maio.
Na ocasião, Infantino reuniu-se com o presidente da Federação de Futebol do Cazaquistão, Adilet Barmenkulov, e o secretário-geral da Federação de Futebol do Cazaquistão, Olzhas Abrayev. Foto abaixo.
As informações são da FIFA.