Os Emirados Árabes Unidos (EAU) celebram anualmente sua Data Nacional em 2 de dezembro. Em 1971, os sete emirados se uniram para formar uma nação: Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira.
Em apenas cinco décadas os Emirados se tornaram um país altamente desenvolvido tecnologicamente e um grande polo de turismo, principalmente por causa da cidade de Dubai.
O embaixador dos EAU no Brasil, Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, recebeu convidados no Hípica Hall, em Brasília, na noite de quarta-feira (22). Estavam presentes autoridades, diplomatas e amigos dos emirados.
Além de poder experimentar a rica gastronomia emiradense, o público presente assistiu uma apresentação da Orquestra dos Emirados Árabes Unidos com a soprano, Fatima Alhashini e a Orquestra Brasileira sob a regência de Ed Cortês.
Em seu discurso, o embaixador Alsuwaidi destacou o desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos, que também é conhecido pela sustentabilidade. O país sediará a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023. O evento reunirá líderes de mais de 190 países para discutir estratégias de combate ao aquecimento global.
“Os EAU são modelo pioneiro na área da sustentabilidade, pois é o primeiro país da região a assinar e ratificar o Acordo Climático de Paris, e o primeiro país a anunciar uma estratégia de neutralidade de carbono até 2050”, disse o diplomata.
“Sua Alteza o Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, declarou o ano de 2023 como Ano da Sustentabilidade sob o lema “O Hoje é para o Amanhã”, continuou.
Relações bilaterais com o Brasil
Os EAU e o Brasil mantém fortes relações de parceria estratégica. A cooperação foi coroada com a visita histórica do Presidente Lula da Silva aos EAU em abril deste ano, quando diversos acordos e memorandos de entendimento foram assinados.
Lula também deve ir ao país do Golfo durante COP28 no final deste mês, em companhia da Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de vários governadores.
“Esta parceria estratégica entre os dois países amigos impactou de forma muito positiva a cooperação governamental e de investimentos, sendo a sustentabilidade uma parte importante dela”, reforçou o embaixador.
O Brasil tem recebido investimentos de empresas e fundos soberanos dos EAU em diversas áreas. Também foi aberto o escritório do grupo emiradense de segurança EDGE.
Alsuwaidi agradeceu o Brasil pelo apoio expressado à adesão do país ao BRICS. “Nossos agradecimentos ao Brasil pela cooperação em cada passo que damos juntos e que consolidam esta ambiciosa parceria estratégica”, encerrou.