Embaixador da Bélgica, Peter Claes, recebe convidados na celebração do “Dia do Rei”

Data foi comemorada com recepção na sede da embaixada, em Brasília

Nesta terça-feira (21), a embaixada da Bélgica em Brasília comemorou o “Dia do Rei”. O embaixador Peter Claes recebeu várias autoridades, diplomatas e convidados ilustres para a celebração.

Durante o evento foram servidos chocolate belga, cerveja e batatas fritas belgas. Os convidados puderam interagir com dois “Smurfs”, gnomos azuis criados pelo cartunista e roteirista belga Peyo, que se tornaram um símbolo do país.

O Dia do Rei

Anualmente, a Bélgica comemora em 15 de novembro o Dia do Rei. A data é celebrada desde 1866, como uma homenagem à monarquia belga. O rei Philippe Léopold simboliza e mantém um sentimento de unidade nacional, representando o país em funções públicas e reuniões internacionais.

A constituição da Bélgica confia ao monarca poderes executivos federais: a nomeação e demissão dos ministros, a implementação das leis aprovadas pelo parlamento federal da Bélgica, a apresentação de leis para o parlamento federal e a gestão das relações internacionais. As sanções do monarca negam e promulgam todas as leis aprovadas pelo parlamento.

O monarca é o comandante-chefe das forças armadas belgas e faz as nomeações para as posições mais altas. O rei também um dos três componentes do poder legislativo federal, de acordo com a Constituição belga, juntamente com as duas câmaras do parlamento federal: a Câmara dos Representantes e o Senado.

 

 

Sair da versão mobile