No contexto do mês da consciência negra e de seus esforços institucionais para promoção da diversidade e da inclusão racial, o Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de Gusmão e o Instituto Rio Branco convidam para o seminário “Relações Internacionais, Política Externa e Igualdade Racial: Reflexões em Homenagem a Mônica de Menezes Campos”.
O evento acontece no dia 9 de novembro, a partir das 9h, no auditório Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty, em Brasília.
O título do seminário homenageia a diplomata Mônica de Menezes Campos, primeira mulher negra a ser aprovada no concurso de admissão à carreira diplomática, em 1978. Serão discutidos, em três painéis, os seguintes temas: “Igualdade racial como objetivo transversal da política externa: contribuições de perspectivas antirracistas”; “Personalidades negras na teoria e na prática das relações internacionais”; “Pessoas negras no serviço exterior brasileiro: aportes à construção da perspectiva de igualdade racial do Sistema de Promoção de Diversidade e Inclusão do MRE”.
O evento servirá, igualmente, como oportunidade para celebração do Programa de Ação Afirmativa (PAA), do Instituto Rio Branco, pioneiro no governo federal, e para divulgação do projeto de mentoria Mônica de Menezes Campos, que oferece apoio gratuito a postulantes negras e negros ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.
A inscrição para participação presencial pode ser realizada aqui.
Acesse aqui o programa do evento.
Acompanhe a transmissão ao vivo pelo canal da FUNAG no YouTube: