No início de outubro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou um Memorando de Entendimento com a Agência Espacial da República do Azerbaijão (Azercosmos). O objetivo é desenvolver atividades colaborativas de capacitação e avaliar áreas de interesse mútuo nos usos pacíficos das ciências, tecnologias e aplicações espaciais.
Além disso, o Memorando busca facilitar o intercâmbio de informações, de conhecimento e de pessoal em áreas de interesse mútuo e desenvolver relações comerciais conforme as “Diretrizes para a sustentabilidade de longo prazo das atividades no espaço exterior” adotadas pelo Comitê do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA).
“O acordo que o Brasil assina com o Azerbaijão, por meio da AEB e da Azercosmos, é extremamente importante para os dois países porque temos desafios comuns, em áreas como agricultura e meio ambiente, e habilidades complementares que permitem que, trabalhando juntos, alcancemos mais facilmente as formas de vencermos esses desafios”, disse o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
A assinatura, que ocorreu durante o 74º Congresso Astronáutico Internacional (IAC), contou com a presença da comitiva brasileira, liderada pelo presidente da AEB; com o presidente do Conselho da Agência Espacial da República do Azerbaijão, Samaddin Asadov; e com o embaixador do Brasil no Azerbaijão, Manuel Montenegro.
“Para a Política Externa do Brasil, desenvolver relações de amizade, colaboração e cooperação com o Azerbaijão é muito importante. Para nós, da Embaixada, é um marco. Esse acordo com a Azercosmos traz para o Brasil um parceiro muito interessante. Para eles, o espaço não é uma abstração, ele é parte das necessidades e dos instrumentos de política do país. Então, a assinatura deste Memorando com o Brasil é algo concreto, algo que vai agregar bastante”, afirma o embaixador.
O Memorando tem duração de cinco anos e, também, promove oportunidades acadêmicas e de treinamento para pessoas de ambos os países, nos campos da ciência, tecnologias e aplicações espaciais, por meio de organizações relevantes.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais, é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação , responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.