A ministra dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Anniken Huitfeldt, está em visita ao Brasil. Trata-se da primeira vinda de chanceler da Noruega ao país desde 2014.
Ela esteve no Rio de Janeiro (8 e 9 de outubro), onde participou de um seminário e reuniões com a comunidade empresarial do Brasil e da Noruega para discutir o tema da transição energética e a possibilidade de ampliação da parceria estratégica entre os dois países. Ela estava acompanhada do embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Rudd.
A ministra Huitfeldt encontrou-se ontem, 10 de outubro, com a ministra, substituta, das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, em Brasília.
Trataram de temas da agenda comum, como comércio, saúde, ciência, tecnologia e inovação e educação, que foram objeto de comunicado conjunto adotado após o encontro. Dialogaram, igualmente, sobre a congruência entre o Brasil e a Noruega como países promotores da paz.
Relações bilaterais
Os dois países mantêm forte parceria na área de meio ambiente. A Noruega é responsável por mais de 90% dos aportes ao Fundo Amazônia. Somadas, suas contribuições ultrapassam a marca de USD 1,2 bilhão.
A Noruega conta também com investimentos em setores estratégicos, como energia e produção de fertilizantes. Em 2021, os investimentos diretos noruegueses alcançaram USD 16,5 bilhões, o que posicionou o país como a 15ª principal origem de investimentos no Brasil.
A visita da ministra insere-se em contexto de retomada das relações bilaterais. Em julho, o presidente Lula e o primeiro-ministro Jonas Gahr Støre conversaram por telefone e, em setembro, mantiveram encontro à margem da Assembleia Geral da ONU. Ademais, o ministro Mauro Vieira e a ministra Huitfeldt já se haviam encontrado em fevereiro, à margem da Conferência de Segurança de Munique.