Consulados de 10 países devem participar do Startup Summit Brasil, que reúne iniciativas de internacionalização

Evento irá oportunizar o contato com câmaras de comércio e escritórios de apoio à negócios de vários países

Cada vez mais startups brasileiras se inserem no exterior em busca de ecossistemas de inovação promissores. Acompanhando esse movimento, o Startup Summit 2023, realizado pelo Sebrae, pela ACATE e pela ACIF, reunirá diversas oportunidades de internacionalização para empreendedores do país. A 6ª e maior edição até agora, conectará cerca de 10 países com negócios de todo o Brasil. Durante os dias 23, 24 e 25 de agosto, são esperadas 10 mil pessoas no centro de convenções CentroSul, em Florianópolis.

Com presença em estande haverá seis delegações: Portugal, China, Reino Unido, Israel, Estados Unidos e uma comitiva que agrega a Holanda e a Alemanha. Além disso, outros países estarão presentes como os Emirados Árabes. O evento, um dos mais importantes do país para empreendedores e startups, irá oportunizar o contato com câmaras de comércio e escritórios de apoio à negócios da Alemanha, Reino Unido, Dubai, Canadá, Israel, Portugal, China e outros. Até o momento, os representantes de consulados confirmados são os do Consulado-Geral dos Estados Unidos da América e do Consulado-Geral Britânico.

Entre as mais de 100 trilhas de conhecimento, estão presentes as trilhas de internacionalização. Durante o evento, as startups terão acesso a diversas dicas de como se internacionalizar e quais caminhos seguir através de palestras e do contato com atores importantes do ecossistema internacional. Um dos grandes nomes presentes para a trilha é o do empreendedor e CEO da SignalRank, Kayvan Baroumand, com a palestra “How to build customer centric organizations – and take them global“. O fundador de duas grandes incubadoras e aceleradoras no Vale do Silício irá palestrar no palco 4, às 14h10, no dia 24.

“Será possível conhecer diversas possibilidades de participação internacional, receber apoio e ampliar a rede de contatos através da agenda que o evento prevê”, afirma Nathália Tortola, analista técnica da Gerência de Negócios do Sebrae de Santa Catarina e responsável pelas trilhas internacionais do evento.

Iniciativas nacionais também são destaque, como o projeto Go Global Tech, que incentiva a internacionalização de pequenos negócios. A iniciativa do Boston Innovation Gateway, em parceria com o IXL Center, faz parte do programa Go To Market, realizado pelo Sebrae de Santa Catarina.

Lançamentos voltados para a internacionalização de startups

Uma novidade para as startups que buscam o mercado exterior será lançada durante o Startup Summit 2023. Trata-se do International Tech Hub (ITH), empresa que terá como foco o apoio no estágio inicial de internacionalização de empresas do setor tecnológico. A nova empresa será um spin off da WTM International, que já trabalha com exportação e importação de serviços e outros intangíveis. O lançamento do ITH, que terá um estande no Startup Summit, conta com a parceria do Grupo Temático de Internacionalização da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

O pré-lançamento do livro “Ponte para o Mundo”, que tem a co-organização de Alexandre Noronha, Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio, também acontecerá durante o Summit. A obra, que reúne mais 30 especialistas e lideranças e aborda temas como governança corporativa, exportação de produtos e serviços, expatriação corporativa, marketing e comunicação internacional, terá parte dos lucros das vendas repassados para projetos de inclusão social e formação em tecnologia.

Serviço:
Startup Summit 2023
Data: 23, 24 e 25 de agosto
Local: Centrosul (Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis — SC) e online (palestras da plenária)
Informações: www.startupsummit.com.br

As informações são da Agência Sebrae de Notícias.

Sair da versão mobile