• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV

    Dia Nacional da Georgia em Brasília

    Dia Nacional de Portugal em Brasília

    80 anos da Fundação da Liga dos Estados Árabes

    Talento Chinês

    Turismo em Omã e 50 anos de Relações diplomáticas

    Turismo na Eslovaquia e visita do Primeiro Ministro Robert Fico

    Conhecendo a China com Fabiana Ceyhan

    A terceira temporada do programa Clássicos Citados por Xi Jinping na versão em português, produzida pelo Grupo de Mídia da China é exibida nos principais meios de comunicação do Brasil

    Coreia do Sul K-Pop K – drama e Turismo

  • Brasil
    Reprodução/X

    A polêmica carta de Donald Trump a Lula

    Exemplo para o país, Brasília soma mais de 4,4 mil faixas de pedestres

    Arábia Saudita busca startups no Brasil

    Governo de SP, Embraer e cônsul da Coreia discutem iniciativas para promover a fabricante no exterior

    200 anos: Senado inaugura exposição imersiva nesta terça-feira

    FBN lança edital do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior

    Dia da Independência: Pronunciamento do presidente Lula

    Apresentada em Brasília a sétima Mostra de Cinema Latino-Americano e do Caribe.

    Delegação da Arábia Saudita apresenta projetos educacionais

  • Embaixadas

    Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

    Antti Kaski será o novo Embaixador da Finlândia no Brasil

    Parlamento português aprova projeto que dificultará imigração

    Embaixador de Omã chega no Brasil e visita Câmara Árabe

    Embaixador da Argélia visita Ministério da Educação do Brasil

    Embaixada da França celebra o 14 de julho “Dia da queda da Bastilha”

    Embaixada realiza Mostra de Cinema Coreano em Brasília

    Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025

    Embaixadora do Senegal chega ao Brasil e entrega credenciais ao Itamaraty

  • Turismo & Gastronomia

    Da Ceilândia para Dubai: DJ conquista os Emirados

    Curso gratuito no ministério do Turismo

    Brasil tem mais um patrimônio mundial reconhecido pela Unesco

    Viagens de trem são as novas tendências do turismo de luxo. Confira os destinos

    Aeroporto de Brasília é considerado o melhor do Brasil e está entre os melhores do mundo

    Cidade espanhola conquista turistas do mundo inteiro pela qualidade de vida

    Brasil vence como Melhor Destino Internacional em tradicional premiação portuguesa

    Brasil e China fortalecem parceria e anunciam Ano da Cultura e do Turismo

    Brasil amplia malha aérea com mais de 11 milhões de assentos e projeta recorde de turistas

  • Diplomacia Ambiental

    Seminário discutirá desafios para a conservação e o desenvolvimento sustentável

    Usina de energia solar é inaugurada em instituto profissionalizante construído pela China em Ruanda

    Santa Catarina estuda uso de aeronaves chinesas em projeto de aviação regional no estado

    (250626) -- GUANGZHOU, June 26, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 17, 2025 shows a WeRide Robobus (front) operating at an airport in Zurich, Switzerland. (Xinhua)

    Tecnologia chinesa de direção autônoma encontra nova força nas estradas globais

    Divulgado edital de parceria entre o Brasil e a França

    Setor não petrolífero impulsiona economia saudita

    Especial: Organizações brasileiras estreitam cooperação climática com a China para promover desenvolvimento sustentável

    Gripe aviária: 17 países suspendem restrição à carne brasileira

    Brasil marca presença na Semana de Ação Climática de Londres

  • Diplomacia Política

    Taxação dos EUA continua dividindo opiniões na Câmara dos Deputados

    Governo do Kuwait troca compra de aves dos EUA pelo Brasil

    Frigoríficos interrompem produção de carne para os EUA, diz Abiec

    Relatório destaca importância do BRICS para reforma da governança mundial e desenvolvimento do Sul Global

    Lula manifesta solidariedade a ministros do STF após sanções dos EUA

    Nações do BRICS remodelam perspectivas globais através da cooperação de mídia e think tanks

    Entenda a Lei de Reciprocidade Comercial publicada nesta terça

    Peru, Jordânia e Hong Kong retomam compra de carne de frango do Brasil

    Cerca de 10 mil empresas brasileiras serão afetadas por tarifas dos EUA

  • O Mundo Na TV

    Dia Nacional da Georgia em Brasília

    Dia Nacional de Portugal em Brasília

    80 anos da Fundação da Liga dos Estados Árabes

    Talento Chinês

    Turismo em Omã e 50 anos de Relações diplomáticas

    Turismo na Eslovaquia e visita do Primeiro Ministro Robert Fico

    Conhecendo a China com Fabiana Ceyhan

    A terceira temporada do programa Clássicos Citados por Xi Jinping na versão em português, produzida pelo Grupo de Mídia da China é exibida nos principais meios de comunicação do Brasil

    Coreia do Sul K-Pop K – drama e Turismo

  • Brasil
    Reprodução/X

    A polêmica carta de Donald Trump a Lula

    Exemplo para o país, Brasília soma mais de 4,4 mil faixas de pedestres

    Arábia Saudita busca startups no Brasil

    Governo de SP, Embraer e cônsul da Coreia discutem iniciativas para promover a fabricante no exterior

    200 anos: Senado inaugura exposição imersiva nesta terça-feira

    FBN lança edital do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior

    Dia da Independência: Pronunciamento do presidente Lula

    Apresentada em Brasília a sétima Mostra de Cinema Latino-Americano e do Caribe.

    Delegação da Arábia Saudita apresenta projetos educacionais

  • Embaixadas

    Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

    Antti Kaski será o novo Embaixador da Finlândia no Brasil

    Parlamento português aprova projeto que dificultará imigração

    Embaixador de Omã chega no Brasil e visita Câmara Árabe

    Embaixador da Argélia visita Ministério da Educação do Brasil

    Embaixada da França celebra o 14 de julho “Dia da queda da Bastilha”

    Embaixada realiza Mostra de Cinema Coreano em Brasília

    Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025

    Embaixadora do Senegal chega ao Brasil e entrega credenciais ao Itamaraty

  • Turismo & Gastronomia

    Da Ceilândia para Dubai: DJ conquista os Emirados

    Curso gratuito no ministério do Turismo

    Brasil tem mais um patrimônio mundial reconhecido pela Unesco

    Viagens de trem são as novas tendências do turismo de luxo. Confira os destinos

    Aeroporto de Brasília é considerado o melhor do Brasil e está entre os melhores do mundo

    Cidade espanhola conquista turistas do mundo inteiro pela qualidade de vida

    Brasil vence como Melhor Destino Internacional em tradicional premiação portuguesa

    Brasil e China fortalecem parceria e anunciam Ano da Cultura e do Turismo

    Brasil amplia malha aérea com mais de 11 milhões de assentos e projeta recorde de turistas

  • Diplomacia Ambiental

    Seminário discutirá desafios para a conservação e o desenvolvimento sustentável

    Usina de energia solar é inaugurada em instituto profissionalizante construído pela China em Ruanda

    Santa Catarina estuda uso de aeronaves chinesas em projeto de aviação regional no estado

    (250626) -- GUANGZHOU, June 26, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 17, 2025 shows a WeRide Robobus (front) operating at an airport in Zurich, Switzerland. (Xinhua)

    Tecnologia chinesa de direção autônoma encontra nova força nas estradas globais

    Divulgado edital de parceria entre o Brasil e a França

    Setor não petrolífero impulsiona economia saudita

    Especial: Organizações brasileiras estreitam cooperação climática com a China para promover desenvolvimento sustentável

    Gripe aviária: 17 países suspendem restrição à carne brasileira

    Brasil marca presença na Semana de Ação Climática de Londres

  • Diplomacia Política

    Taxação dos EUA continua dividindo opiniões na Câmara dos Deputados

    Governo do Kuwait troca compra de aves dos EUA pelo Brasil

    Frigoríficos interrompem produção de carne para os EUA, diz Abiec

    Relatório destaca importância do BRICS para reforma da governança mundial e desenvolvimento do Sul Global

    Lula manifesta solidariedade a ministros do STF após sanções dos EUA

    Nações do BRICS remodelam perspectivas globais através da cooperação de mídia e think tanks

    Entenda a Lei de Reciprocidade Comercial publicada nesta terça

    Peru, Jordânia e Hong Kong retomam compra de carne de frango do Brasil

    Cerca de 10 mil empresas brasileiras serão afetadas por tarifas dos EUA

No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Turismo & Gastronomia

Hallyu: a onda coreana que é um fenômeno de exportação da cultura pop

by Fabiana Ceyhan
25 de junho de 2023
Tempo de leitura:7 min

Parasita, Oldboy, Round 6, BTS, Blackpink. Parecem fenômenos isolados, mas todos eles são exemplos de um alvoroço cultural que tem feito o entretenimento pop da Coreia do Sul ascender ao centro do mundo. A popularização de k-dramas, k-pop, Manhwa (os mangás), jogos online e filmes sul-coreanos tem ajudado a divulgar a cultura da Coreia do Sul para o restante do mundo. E isso não está acontecendo por acaso. Esse aumento na divulgação da cultura coreana é resultado de um forte investimento e incentivo da Coreia do Sul no setor. E a isso se chama Hallyu, ou onda coreana.

“A onda coreana é um fenômeno cultural de origem sul-coreana, o momento em que a Coreia do Sul começa a exportar de forma massiva todos os seus produtos culturais, a sua indústria cultural de cultura pop. Não é uma indústria cultural ligada a uma tradição da cultura coreana, mas sim ligada à sua produção de cultura pop. Resumindo: a onda coreana é um fenômeno de exportação da cultura pop sul-coreana, que se expandiu no primeiro momento para os mercados regionais, mercados vizinhos da Coreia do Sul, e hoje nós já podemos considerá-la como um fenômeno global”, explicou Daniela Mazur, doutoranda em comunicação pelo programa de pós da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora associada ao MidiÁsia, grupo de pesquisa em mídia e cultura asiática contemporânea.

São Paulo 24/06/2023 - Migração coreana- Feira do Bom Retiro, que reune a comunidade coreana. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
Apresentação na Feira Coreana do Bom Retiro que ocorre aos sábados. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

Em entrevista à Agência Brasil, Daniela Mazur disse que esse salto da cultura pop sul-coreana é recente e mostra a ascensão de um país que foi arrasado por diversas guerras e invasões e se transformou em um dos principais players globais neste século. Para isso, houve participação do governo, que criou leis de incentivo para que essa indústria cultural pop – e forte – pudesse se estruturar.

“O papel do governo da Coreia, especialmente no início da estruturação dessa indústria cultural, nacional e local, foi primeiramente legislativo, de dar condições de leis e de incentivos para que essa indústria começasse a se estruturar. No final dos anos 90, o país passou por uma crise financeira muito forte, que atingiu não só a Coreia do Sul. Na realidade, foi a crise financeira asiática, que abalou e destruiu várias economias regionais. A Coreia do Sul também foi um desses países que sentiu isso de forma muito intensa. Foi necessário então repensar as estratégias econômicas nacionais, no qual a cultura se mostrou como uma vertente importante não só para a economia do país, mas também para se pensar a estrutura de uma identidade nacional a ser exportada e ser pensada para além das fronteiras nacionais”, destacou.

Foi assim que o governo sul-coreano estabeleceu não só leis de incentivo, mas abriu cursos de comunicação nas universidades para formar pessoas que pudessem trabalhar nessa nova indústria.

“Essas leis de incentivo, que acontecem até hoje, têm essa perspectiva de ligar a iniciativa privada à iniciativa pública. São essas leis de incentivo que incentivaram as empresas privadas a investir na cultura”, ressaltou Daniela.

Foi a partir do final dos anos 1990 que essa indústria cultural, já com perspectiva de exportação de seus produtos, começou a se estruturar. Mas foi somente no início dos anos 2000 que ela passou a adentrar o Leste e o Sudeste Asiático e, dez anos depois, começou a ser consumida de forma global. “Em 2010, a gente vê mais claramente os produtos chegando a um universo que a gente considera como esse de consumo global, com exportações e vendas de produtos variados tanto de drama de TV quanto k-pop, filmes, animações e jogos sul-coreanos”, observou a doutoranda.

A onda coreana começou a invadir os mercados globais impulsionada pelas novas tecnologias de comunicação de web 2.0 e pelas redes sociais. “E os fãs tiveram um papel muito importante nisso, com esse papel de traduzir esses conteúdos. O coreano é um idioma com pouquíssima penetração global: apenas dois países falam coreano, só a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. Então, o trabalho de tradução desses conteúdos foi essencial para que a Hallyu como um todo pudesse chegar a diferentes partes do mundo, especialmente através de um consumo não oficial. Quando eu falo não oficial é quando não é vendido para uma emissora de televisão, para cadeias de cinema ou é tocado na rádio, mas sim através dessa circulação pirateada pelos fãs”, explicou Daniela.

São Paulo 24/06/2023 - Migração coreana- Feira do Bom Retiro, que reune a comunidade coreana. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

Feira no Bom Retiro ocorre aos sábados e reúne a comunidade coreana. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

No Brasil, esses produtos começaram a chegar de forma crescente há pouco mais de dez anos, principalmente com o avanço das redes sociais e os primeiros shows de k-pop no país. “O marco que nós temos dessa virada é o início dos anos 2010 especialmente porque, nessa década, os primeiros grandes eventos de k-pop são realizados aqui no Brasil. Em 2011, recebemos um primeiro evento oficial, a vinda de um grupo de k-pop no Brasil, primeiramente através de um evento de fã, algo bem específico e, no final do ano, um show de grande porte realizado ali no Espaço Unimed [antigo Espaço das Américas], em São Paulo”, lembrou ela.

Dois anos depois, já marcado por esse impulso, instalou-se no Brasil o Centro Cultural Coreano, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. “Isso apontou para um consumo crescente aqui no Brasil e uma relevância do Brasil nesse meio para o governo da Coreia, já que o Centro Cultural Coreano é ligado ao consulado da Coreia aqui no Brasil. Na década de 2010 a gente vê esse crescimento no consumo. Não só o crescimento, mas também um enraizamento desse consumo aqui no Brasil”, disse.

“O Brasil é um mercado importante para a onda coreana hoje, especialmente pelo fato de estar literalmente do outro lado do mundo. O Brasil acaba sendo uma bandeira, uma prova, de que a onda coreana realmente tem uma penetração global bastante intensa”, acrescentou.

“O Centro Cultural Coreano, desde 2013, quando foi inaugurado, começou a apresentar a cultura coreana para o povo brasileiro”, explicou Cheul Hong Kim, diretor do Centro Cultural Coreano do Brasil (CCCB), em entrevista à Agência Brasil. “Mas, desde 1963 [quando os primeiros coreanos chegaram de forma oficial ao Brasil], a vida dos coreanos já é uma apresentação cultural, já projetou a cultura coreana para o Brasil”, disse ele.

Segundo o diretor do centro, o governo tem realmente incentivado a onda coreana. “O governo tem visto que bastante gente gosta da cultura coreana, então apoia bastante.”

Atração

Para a pesquisadora Daniela Mazur, o que torna a cultura pop coreana tão atrativa para o mundo é que ela começa a pensar as estruturas culturais para além do “consumo cultural estruturado através do imperialismo estadunidense”.

“O pop sul-coreano, no final das contas, é uma perspectiva local de lógica global que a gente já conhece mas, que de forma específica, se transforma e cria suas próprias identidades de forma local. Então, graças à força da onda coreana nas lógicas regionais e de suas próprias características – e graças às novas tecnologias da comunicação – estes produtos começam a chegar até nós e também a aderir outros consumidores que estão, em realidade, procurando outras formas de consumo desses produtos midiáticos. O interessante desses fluxos midiáticos globais é que cada vez mais eles estão mais diversos”, destacou.

E, com isso, a onda coreana mostra ao mundo que o entretenimento é muito mais diverso do que anteriormente se conhecia. “A onda coreana tem esse viés muito importante de trazer uma nova perspectiva cultural, nacional, não ocidental, não branca e não anglófona, para sermos lembrados, novamente, de que existe muito mais mundo para além desse mundo que a gente aprendeu a enxergar. Existe um universo de produção cultural, de produção midiática, que a gente pode conhecer e que a gente pode engajar para além desses polos centrais e ocidentais de consumo”, disse Daniela.

O superpremiado filme Parasita, que recebeu o prêmio de melhor filme no Oscar de 2020, ajuda a explicar essa importância da onda coreana para o mundo. “De uma forma ou de outra virou-se uma chave para poder mostrar para o resto do mundo que não existe só um centro produtor e de influência cultural global. Na realidade, estamos vivendo uma transição para um mundo multipolar de influências e de produção cultural”, ressaltou a pesquisadora.

Post anterior

Embaixada da Eslovênia celebra data alusiva à independência do país

Próximo post

Ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá faz visita oficial ao Brasil

Related Posts

Turismo & Gastronomia

Da Ceilândia para Dubai: DJ conquista os Emirados

21 de julho de 2025
Turismo & Gastronomia

Curso gratuito no ministério do Turismo

16 de julho de 2025
Turismo & Gastronomia

Brasil tem mais um patrimônio mundial reconhecido pela Unesco

14 de julho de 2025
Turismo & Gastronomia

Viagens de trem são as novas tendências do turismo de luxo. Confira os destinos

14 de julho de 2025
Turismo & Gastronomia

Aeroporto de Brasília é considerado o melhor do Brasil e está entre os melhores do mundo

10 de julho de 2025
Turismo & Gastronomia

Cidade espanhola conquista turistas do mundo inteiro pela qualidade de vida

9 de julho de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

21 de julho de 2025

Da Ceilândia para Dubai: DJ conquista os Emirados

21 de julho de 2025

Taxação dos EUA continua dividindo opiniões na Câmara dos Deputados

21 de julho de 2025

Governo do Kuwait troca compra de aves dos EUA pelo Brasil

21 de julho de 2025

Antti Kaski será o novo Embaixador da Finlândia no Brasil

20 de julho de 2025

Frigoríficos interrompem produção de carne para os EUA, diz Abiec

20 de julho de 2025

Relatório destaca importância do BRICS para reforma da governança mundial e desenvolvimento do Sul Global

20 de julho de 2025

Lula manifesta solidariedade a ministros do STF após sanções dos EUA

20 de julho de 2025

Nações do BRICS remodelam perspectivas globais através da cooperação de mídia e think tanks

19 de julho de 2025

Entenda a Lei de Reciprocidade Comercial publicada nesta terça

19 de julho de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.