• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Brasil

Relações Diplomáticas entre Brasil e Suiça é tema de lançamento de selo

por Fabiana Ceyhan
26 de novembro de 2019
Reading Time: 4 mins read

Em comemoração aos 200 anos da presença oficial suíça no Brasil, os Correios lançaram ontem (26)uma emissão postal especial da Série Relações Diplomáticas.O evento do lançamento aconteceu na Sede da Embaixada da Suiça em Brasíliacom a presença de vários funcionários dos Correios do Brasil e convidados da Embaixada.

Embaixador da Suiça no Brasil

A imagem do selo foi eleita pelos seguidores das redes sociais da Embaixada da Suíça no Brasil. A ideia foi unir, em uma única imagem, dois símbolos importantes das culturas suíça e brasileira, sendo que o Matterhorn e o Pão de Açúcar foram as imagens mais votadas.

O imponente monte suíço, o morro brasileiro na baia da Guanabara e o céu foram pintados separadamente, utilizando-se a técnica de aquarela. A montagem foi feita digitalmente, mesclando as paisagens e suas vegetações tão distintas. O lago suíço se dissolve nas águas da baia e dois veleiros deslizam, portando cada um a bandeira do respectivo país.

A emissão, com tiragem de 240 mil exemplares, é composta por um único selo, com valor facial de R$ 2,15. A peça está disponível nas principais agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.

Com informações dos Correios do Brasil

om informaççoe

Presença suíça no Brasil: 200 anos de história

Foi em 1817 que se iniciaram as negociações entre o Cantão de Friburgo e a Coroa portuguesa para uma possível instalação de uma colônia Suíça em território brasileiro. A proposta foi apresentada por Sebastien Nicolau Gachet, em viagem ao Rio de Janeiro. A empreitada de Gachet foi apoiada pela Coroa portuguesa, e Tomás Antônio Vilanova Portugal, Ministro e Secretário dos Negócios do Reino, foi nomeado por João VI para organizar a nova colônia. Os primeiros suíços chegaram ao Rio de Janeiro somente em 1819.

O projeto emigratório do Cantão de Friburgo foi estimulado devido ao contexto de crise econômica após o fim das Guerras Napoleônicas em 1815. O objetivo de Gachet era incentivar os colonos ao trabalho com manufatura, sobretudo têxtil, uma indústria que ainda era pouco explorada no Brasil, e também estimular a ocupação de terras para a agricultura. Por outro lado, a própria Coroa Portuguesa, instalada no Rio de Janeiro desde 1808, vinha aos poucos implementando uma política de desenvolvimento do território. Nesse caso, considerava-se essencial a abertura de estradas que facilitassem a comunicação da Corte com o extenso território da América portuguesa e, também, o incentivo à ocupação de regiões pouco povoadas. A experiência com os imigrantes suíços foi pioneira neste sentido, embora não tenha sido a única. Na mesma época, foram fundadas as colônias de Viana, no Espírito Santo e de Leopoldina, na Bahia.

Desde o início, a Corte brasileira teve o interesse em integrar esta nova colônia em seu vasto território.  Diversas foram as legislações que versaram sobre a instalação dos colonos, indicando a doação de subsídios, terras para plantio e animais. A ideia era que o local se desenvolvesse economicamente, principalmente na produção de gêneros alimentícios para consumo interno. Como parte desse objetivo, D. João achou essencial manter as comunicações entre o Morro Queimado e o Rio de Janeiro. Para isso, por meio de decisão de 24 de janeiro de 1820, foi inaugurada uma Administração de correio no local, que seria responsável por levar e receber as cartas da capital. Com o tempo, sobretudo porque buscavam trabalho em terras mais férteis, muitos destes primeiros colonos deixaram Nova Friburgo e ocuparam regiões vizinhas, como Macaé e Cantagalo.

Nesse contexto de incentivo à colonização, os primeiros representantes oficiais da Suíça iniciaram seu trabalho no Rio de Janeiro em meados de 1820. Essa foi a primeira presença oficial do país no continente latino americano. Muitos anos mais tarde, em 1958, a representação ganhou status de embaixada e posteriormente, em 1972, foi transferida do Rio de Janeiro para a nova capital do Brasil, Brasília.

Post Anterior

Embaixada da Espanha sedia International Tapas Fiesta, evento beneficente organizado pelo Grupo de Cônjuges de Chefes de Missão (GCCM)

Próximo Post

Jornalistas brasileiras apresentam suas visões sobre a Indonésia

Related Posts

Brasil

Exemplo para o país, Brasília soma mais de 4,4 mil faixas de pedestres

16 de setembro de 2024
Brasil

Arábia Saudita busca startups no Brasil

13 de setembro de 2024
Brasil

Governo de SP, Embraer e cônsul da Coreia discutem iniciativas para promover a fabricante no exterior

12 de setembro de 2024
Brasil

200 anos: Senado inaugura exposição imersiva nesta terça-feira

10 de setembro de 2024
Brasil

FBN lança edital do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior

9 de setembro de 2024
Brasil

Dia da Independência: Pronunciamento do presidente Lula

7 de setembro de 2024
Please login to join discussion

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Vozes Indígenas e Transição Verde: Brasil e Austrália juntas rumo à COP30

12 de maio de 2025

Missão a Angola: empresários brasileiros do agro se comprometem com proposta de parceria

12 de maio de 2025

AgroBrasília 2025 aposta em tecnologia para alavancar pequenos e grandes produtores

12 de maio de 2025

Xi participará da cerimônia de abertura da quarta reunião ministerial do Fórum China-CELAC

11 de maio de 2025

Princesa Kako do Japão visitará o Brasil em comemoração aos 130 anos de relações diplomáticas

11 de maio de 2025

Senado aprova sete indicados para embaixadas do Brasil

11 de maio de 2025

Fim de semana tem feira criativa, cinema com acessibilidade, teatro de sombras e atrações ao ar livre

10 de maio de 2025

A Busca pela Paz está Aliada à Ação. Um artigo do Embaixador Qais Shqair, Chefe da Missão da Liga dos Estados Árabes no Brasil.

10 de maio de 2025

Marca chinesa estreia no Brasil com carros elétricos que prometem revolucionar o mercado automotivo

10 de maio de 2025

Embaixadores do sudeste asiático visitam Belém e miram parcerias

9 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »