Presidente do Cazaquistão delineia reformas econômicas abrangentes no discurso para a nação

Discurso tratou sobre o "Curso econômico de um Cazaquistão justo"

No dia 1 de setembro, o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, dirigindo-se ao povo cazaque, fez seu discurso, intitulado “Curso econômico de um Cazaquistão justo”, detalhando planos ambiciosos para reformas econômicas e uma nova trajetória econômica para a nação.

O Presidente Tokayev delineou várias facetas da agenda nacional, destacando as principais tarefas econômicas que o governo enfrenta. Ele disse: “Em um período tão importante, temos todas as oportunidades para um poderoso avanço econômico. Para isso, precisamos mudar de forma decisiva para um novo modelo econômico, que não seja liderado por conquistas abstratas, mas por uma melhoria real na vida dos cidadãos.”

O líder do Cazaquistão reconheceu várias conquistas significativas nos últimos anos, incluindo a duplicação dos salários dos professores desde 2020, aumentos salariais significativos para os médicos e a implementação de iniciativas como o “Fundo Nacional para as Crianças” e a construção de mais de 300 instalações de saúde em áreas rurais.

Focando nos objetivos econômicos atuais, o Presidente Tokayev estabeleceu um curso baseado em princípios de justiça, inclusão e pragmatismo. “A tarefa mais importante é a formação de uma estrutura industrial sólida para o país, garantindo a autossuficiência econômica. A ênfase principal deve ser colocada no desenvolvimento acelerado do setor manufatureiro.” – disse o Presidente. Será dado foco especial a setores como engenharia pesada, enriquecimento de urânio e componentes automotivos, observou ele. Tokayev propôs que, para apoiar o setor de manufatura, os investidores estrangeiros e nacionais deveriam ser isentos do pagamento de impostos e outros pagamentos obrigatórios nos primeiros três anos.

Em questões fiscais, o Presidente pediu uma coordenação das políticas financeiras e monetárias, com o objetivo de alcançar um crescimento econômico estável de 6 a 7%. Ele também enfatizou a necessidade de atrair bancos estrangeiros para aumentar a concorrência e resolver o problema da insuficiência de empréstimos corporativos. “A principal tarefa é garantir o crescimento anual dos empréstimos ao setor real no nível de 20% ou mais”, disse ele.
Tokayev acentuou ainda mais a necessidade de apoiar as pequenas e médias empresas e acelerar a privatização. “A principal meta é aumentar radicalmente a transparência e a eficiência da gestão de ativos. Eu ordeno o governo a começar a privatizar todos os ativos não essenciais e a realizar IPOs populares das empresas do Fundo Samruk-Kazyna a partir de 2024.”- disse o Presidente. Mudanças na legislação serão iniciadas para incentivar a consolidação entre as pequenas empresas, e os esforços serão intensificados para demonopolizar os principais mercados.


Em seu discurso, o presidente também se concentrou no compromisso do Cazaquistão com a sustentabilidade e a proteção ambiental. “Em longo prazo, uma transição global para a energia limpa é inevitável”, enfatizou. Tokayev destacou os planos para aumentar a capacidade de energia renovável e desenvolver a geração de hidrogênio. De forma significativa, o presidente propôs a realização de um referendo nacional sobre a construção de uma usina nuclear.
O líder do Cazaquistão também indicou uma visão ambiciosa para que o Cazaquistão se torne um país focado em TI. Ele declarou: “Estamos entre os líderes mundiais no índice de desenvolvimento de governo eletrônico e fintech”. O Presidente orientou o governo a aumentar a exportação de serviços de TI para um bilhão de dólares até 2026. Isso será facilitado por parcerias com grandes empresas estrangeiras de TI.

Na área de transporte, o presidente Tokayev delineou planos para estabelecer o Cazaquistão como um importante centro de trânsito na Eurásia, concentrando-se em rotas importantes como a Trans-Cáspia e o Corredor Internacional Norte-Sul. “É necessário construir um novo porto seco na travessia de Bakhty, acelerar a construção de um centro de contêineres em Aktau e expandir as instalações portuárias no Mar Negro ao longo do Corredor Médio”, destacou o presidente. Ele enfatizou que o Cazaquistão deve se tornar uma potência completa em transporte e logística. O presidente também destacou que a realização do potencial de transporte depende das relações construtivas e de boa vizinhança do Cazaquistão com todos os países vizinhos, incluindo a Rússia, a China e nossos vizinhos da Ásia Central e do Sul.

Na esfera política, Tokayev anunciou que o Cazaquistão organizará eleições de akims (prefeitos) de distritos e cidades de importância regional, depois que os cidadãos cazaques elegeram akims de aldeias, cidades e distritos rurais nos últimos dois anos.

O discurso também se concentrou no desenvolvimento do setor agrícola, na gaseificação e na abordagem da segurança hídrica, entre outras áreas.

No final de seu discurso, Tokayev observou que todos os cidadãos, especialmente os jovens, devem incorporar as melhores qualidades, pois elas formam os valores fundamentais da sociedade. O Presidente descreveu isso como “Adal Azamat” ou Cidadão Responsável, afirmando: “Se todos forem patriotas, educados, trabalhadores, disciplinados, responsáveis, justos, econômicos e solidários, então não haverá alturas inatingíveis para nós”. Ele enfatizou que as ideias do Cazaquistão Justo e do “Adal Azamat” devem ser sempre consideradas como valores fundamentais que estão lado a lado.

O presidente encerrou o discurso dizendo que o governo será totalmente responsabilizado pela implementação dessa política econômica e social robusta. “Essa política deve ter todas as alavancas de gerenciamento independente da economia, sem burocracia e sem coordenação com a administração presidencial”, enfatizou.

As informações são da Embaixada do Cazaquistão.

Sair da versão mobile