Praias brasileiras passam a integrar ranking internacional de destinos turísticos sustentáveis

Municípios entraram no ranking da Green Destinations por promover práticas de turismo sustentável, foco dos debates do GT de Turismo do G20

Oito cidades brasileiras entraram para a lista TOP 100 Good Practice Stories 2023, que reconhece ações pelo turismo sustentável em todo o mundo. Estão no ranking da organização holandesa Green Destinations as cidades catarinenses de Urubici; Bom Jardim da Serra; Bombinhas e Navegantes. E, no Rio Grande do Norte, o destaque ficou por conta das localidades litorâneas Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Apodi.

“O turismo é um agente transformador para o crescimento, inclusão e equidade, mas é preciso estabelecer parcerias sólidas entre governos, empresas, organizações da sociedade civil e comunidades locais”, defendeu Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo. A pasta coordena as atividades do Grupo de Trabalho de Turismo no G20 e tem apresentado medidas para promover o desenvolvimento sustentável no setor, por meio da cooperação internacional e em diálogo com as instituições multilaterais.

GT de Turismo

O ecoturismo é a 2ª maior motivação da visita de estrangeiros no Brasil (16,3%), ficando atrás somente do segmento de sol e praia (71,7%), de acordo com informações do Ministério do Turismo. A experiência brasileira deu as bases para a elaboração das prioridades que serão discutidas no fórum sobre turismo e desenvolvimento sustentável na Trilha de Sherpas do fórum.

O trabalho será integrado à Trilha de Finanças para buscar orientações sobre o financiamento do turismo nos bancos multilaterais e impulsionar o setor como um vetor do desenvolvimento socioeconômico.

Sair da versão mobile