Uma das prioridades políticas da Suíça é o intercâmbio de ideias e tecnologias, para que soluções inovadoras sejam aplicadas em prol do desenvolvimento sustentável e da mitigação das mudanças climáticas. A alguns meses da COP30, a Embaixada da Suíça no Brasil prepara uma série de atividades de incentivo à inovação e à cooperação, que chegarão a todas as cinco regiões do Brasil por meio do programa Road To Belém. Uma delas é a segunda edição do Desafio Suíço-Brasileiro de Sustentabilidade e Inovação, que acontece na programação do Web Summit Rio, no dia 29 de abril.
Sendo o Web Summit um evento de tecnologia que reúne uma audiência de empreendedores e líderes em inovação, o objetivo do desafio é reconhecer empresas e startups suíças e brasileiras que tenham a sustentabilidade como pilar estratégico de seus negócios. A Embaixada da Suíça, a Swissnex e o Swiss Business Hub Brazil são os responsáveis pela competição, que visa a fortalecer projetos que olham para desafios ambientais, sociais e econômicos – inclusive no âmbito da infraestrutura – de forma disruptiva.
“Este é um ano muito marcante para o fortalecimento de relações bilaterais entre a Suíça e o Brasil, e de iniciativas conjuntas no campo da sustentabilidade. Com o programa Road to Belém, que terá diversas atividades até a COP30, daremos andamento a projetos que buscam fortalecer uma economia inovadora e um crescimento inclusivo e próspero. O desafio entre empresas e startups, que acontecerá no Web Summit, é uma etapa decisiva dessa jornada, para destacarmos as melhores soluções”, diz o Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri.
Ao todo, serão três empresas e seis startups participando da competição no estande da swisstech (nº E423 do pavilhão 4 do Riocentro). Em seus escopos, estão propostas focadas em infraestrutura urbana, energia, descarbonização e bioeconomia.
O Presidente do Conselho dos Estados (Senado) da Suíça, Andrea Caroni, estará no Web Summit Rio, acompanhado por uma delegação parlamentar suíça. O júri do desafio será composto por especialistas da Suíça e do Brasil e, além de um troféu, os ganhadores terão a oportunidade de participar junto às entidades suíças no Brasil de atividades na COP30, em Belém, no Pavilhão da Suíça.
A Suíça lidera o ranking de países que mais inovam no mundo, tendo sido campeã pela 14ª vez consecutiva em 2024, de acordo com o Índice Global de Inovação da World Intellectual Property Organization (WIPO). Em 2024, a Suíça foi o terceiro maior investidor no Brasil, segundo dados do Banco Central.
Programação:
O 2º Desafio Suíço-Brasileiro de Sustentabilidade e Inovação acontece ao longo da programação do estande da swisstech no dia 29 (terça-feira).
Às 14h, três startups suíças (RTDT, Kido Dynamics e Treeless) e três startups brasileiras (Aiper, Alga e Mabe Bio) participarão de uma competição de pitch. Essas startups têm projetos como o monitoramento de eficiência de turbinas de energia eólica, a produção de fibras para substituir a celulose a partir de microrganismos, e a transformação de dados de telecomunicações em insights de mobilidade e comportamento. Um júri de especialistas escolherá as duas soluções com maior impacto socioambiental.
Na segunda sessão, às 14h30, três empresas suíças vão apresentar, em pitches, seus cases com operadoras brasileiras o setor de infraestrutura que aplicaram suas tecnologias, atingindo maiores indicadores de sustentabilidade. Foi feita uma pré-seleção entre as empresas que submeteram seus projetos e as selecionadas foram: GRZ Technologies (armazenamento de hidrogênio), Solar Tritec (painéis solares com flutuadores) e ABB Automação (motores e inversores de alta tecnologia).
De 15h15 às 15h40, o palco 3 da programação principal do Web Summit recebe o painel “Inovação sem fronteiras: Construindo juntos um futuro sustentável”, que contará com a participação do Presidente do Conselho dos Estados da Suíça, Andrea Caroni. Junto à Diretora de Relações Socioambientais do BNDES, Tereza Campello, e ao Head da Logitech Brasil, Jairo Rozenblit, o painel apresentará, a partir de experiências bem-sucedidas, como a inovação e a cooperação podem impulsionar soluções para desafios socioambientais globais.
Na sequência, às 16h, serão anunciados e premiados, no estande da swisstech, a startup e a empresa vencedoras do 2º Desafio Suíço-Brasileiro de Sustentabilidade e Inovação.