“A população mundial é composta por mais de 7,7 bilhões de pessoas. Dessas, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 55% vivam nas cidades. Podemos, com isso, considerar o mundo atual como sendo urbanizado. As maiores aglomerações urbanas estão no continente asiático, com destaque para:
Tóquio (Japão);
Délhi (Índia); e
Xangai (China).
São Paulo ocupa a quarta colocação no cenário mundial e a primeira no Brasil, e a capital carioca também aparece na lista de maiores cidades do mundo.”
“As 20 cidades mais populosas do mundo
De acordo com o relatório Perspectivas da Urbanização Mundial da ONU (2018), as maiores aglomerações urbanas do mundo estão localizadas em países do continente asiático, com destaque para China, Índia e Japão. Entre as 20 maiores megacidades do planeta, duas ficam no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.”
“Anualmente são produzidos diversos rankings classificando as cidades mais populosas de todo o mundo. Entretanto, precisamos atentar para o fato de boa parte deles estar se referindo ao que chamamos de aglomerações urbanas.
“A definição desse conceito que é adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece as aglomerações urbanas como sendo a população contida em um território contínuo que ultrapassa os limites administrativos de uma única cidade. Conforme a definição do IBGE, essa estrutura está ligada a uma cidade central e refere-se ao processo de metropolização.
As aglomerações urbanas com dez milhões de habitantes ou mais são chamadas também de megacidades.
Cidade menos populosa do mundo
Existe uma pequena cidade na Croácia que é considerada a menor do mundo em população: Hum, que conta atualmente com apenas 30 habitantes. Entretanto, há algumas controvérsias com relação a esse título pelo fato de Hum pertencer à municipalidade de Buzet, que possui atualmente cerca de 6 mil habitantes.”
“É preciso lembrar, ainda, que a definição de cidade não é a mesma em todos os países, o que pode fazer com que o título de menor cidade do mundo varie conforme a localidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma cidade no estado do Nebrasca com apenas uma moradora, que é Monowi.
As 5 cidades mais populosas do Brasil
As cinco maiores cidades do Brasil em população se localizam nas regiões:
Sudeste;
Centro-Oeste; e
Nordeste.
O ranking é composto por quatro capitais estaduais e a capital federal, que ficou com a terceira colocação, conforme as estimativas do IBGE para o ano de 2020.”
“Ressalta-se que as informações do IBGE apresentadas acima dizem respeito à população dos municípios, por isso a divergência com relação aos dados da ONU referentes às capitais paulista e carioca.
“Diferença entre populoso e povoado
O termo populoso é empregado em referência ao número total de habitantes de uma determinada localidade, ou seja, diz respeito à população absoluta. Com mais de 12 milhões de habitantes, podemos afirmar que São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil. Em escala global, temos a capital japonesa, Tóquio, como a megacidade mais populosa do mundo.
O termo povoado se refere à distribuição populacional sobre uma determinada área. Em outras palavras, diz respeito à população relativa ou densidade demográfica. Continuando com o mesmo exemplo, temos que São Paulo é, também, a cidade mais povoada do território nacional, uma vez que possui elevada densidade demográfica (7.398,26 hab/km²), conforme o último censo do IBGE (2010).”
Fonte: Brasilescola