Relações amistosas do Cazaquistão com os países vizinhos

Os cazaques, desde os tempos antigos, sempre trataram seus vizinhos com grande respeito. Foi o que destacou o presidente da República do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, durante a 34ª sessão da Assembleia do Povo do Cazaquistão, segundo informou a Akorda (Palácio Presidencial).

“Desde tempos imemoriais, os cazaques tratam seus vizinhos com grande respeito. Os vizinhos sempre estiveram próximos a eles, com os quais compartilhavam alegrias e problemas. O provérbio “Quando você aceita seu vizinho, você paga sua dívida com Deus” reflete nossa fé e nossas tradições. É um convênio que nos foi deixado por nossos antepassados, uma qualidade que nos foi transmitida por nossas mães. A tradição de boa vizinhança de nosso povo encontra sua continuação em nossos dias.

Os vizinhos, independentemente de nacionalidade, religião e idioma, vivem com preocupações e aspirações comuns. Como resultado, as tradições dos vários grupos étnicos que habitam o Cazaquistão se fundiram e se tornaram uma só. Damos especial importância ao fortalecimento da amizade com os países vizinhos”, enfatizou o líder do país.

“A cooperação com a China também tem raízes profundas. O povo chinês nunca prejudicou o povo do Cazaquistão e não o fará no futuro. Quirguizes, uzbeques e turcomanos são povos aparentados para nós, honramos nossos ancestrais comuns. Também temos sentimentos sinceros pelo Azerbaijão, com o qual compartilhamos as margens do antigo Mar Cáspio. Em uma palavra, mantemos relações fraternas com todos os países vizinhos. Não há questões não resolvidas entre nós.

O Cazaquistão e a Rússia demarcaram a fronteira terrestre mais longa do continente por acordo mútuo desde o início. Recentemente, o Quirguistão, o Uzbequistão e o Tajiquistão chegaram a um entendimento comum sobre uma questão de fronteira que não era resolvida há muitos anos. Um acordo histórico foi assinado, o que consideramos uma grande conquista. Estamos felizes pelos Estados irmãos, que temos apoiado consistentemente”, enfatizou o presidente na reunião da Assembleia.

Sair da versão mobile