• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Embaixadas

Embaixada Britânica lança parceria com Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos para ensino de inglês para séries iniciais

Quatro prefeituras foram selecionadas para projeto-piloto, que inclui capacitação para professores, proposta de currículo e materiais didáticos

por Fabiana Ceyhan
13 de março de 2025
Reading Time: 2 mins read

A Embaixada do Reino Unido no Brasil lançou, na terça-feira (11 de março de 2025), um projeto-piloto em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) para oferecer aulas de inglês para estudantes das séries iniciais do ensino fundamental (do primeiro ao quinto anos) de quatro municípios: Mogi das Cruzes (SP), Manaus (AM), Abaetetuba (PA) e Sertaneja (PR).

A inciativa tem três eixos:

1. Currículo: Oferecer à comunidade escolar (Secretarias Municipais de Educação, professores, educadores, estudantes, famílias, gestores escolares) um currículo alinhado à Base Nacional Comum Curricular e ao Quadro Comum de Referência Europeu para Línguas.

2. Formação de professores: Sugerir caminhos para a capacitação de professores de língua inglesa para os anos iniciais do ensino fundamental de redes municipais.

3. Materiais didáticos: Propor diretrizes para o uso de materiais de apoio que serão doados por quatro editoras britânicas com séculos de experiência no ensino de língua inglesa: Cambridge University Press & Assessment; Macmillan Education; Oxford University Press e Pearson.

Apesar de o ensino de língua inglesa não ser obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental, muitas prefeituras e secretarias municipais de Educação têm optado por oferecê-lo. No entanto, devido à falta de diretrizes oficiais, há uma grande divergência de abordagens de ensino e avaliação, desafio que esta iniciativa pretende contribuir para solucionar.

“Aprender inglês desde cedo é uma ideia muito boa. É muito importante incentivar crianças pequenas — onde quer que estejam no mundo — a ter contato com a língua que tantos bilhões de pessoas vivenciam todos os dias. O ensino de inglês desde cedo já acontece em escolas particulares no Brasil, mas ainda é raro na educação pública. Então é importante que este projeto piloto promova oportunidades iguais de aprendizagem para crianças e jovens no Brasil”, diz o vice-embaixador do Reino Unido no Brasil, Tony Kay.

Francineti Carvalho, Prefeita de Abaetetuba/PA, representou a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos na ocasião. Em sua fala, ela destacou o poder da língua inglesa para eliminar desigualdades no Brasil. Trazendo sua experiência pessoal de como a falta do acesso ao inglês na escola pública limitou oportunidades em sua própria trajetória pessoal e profissional, Francinete também destacou a urgência em fechar essa lacuna, gerando oportunidades para os estudantes da rede pública.

O projeto será implementado no segundo semestre, após a formação dos professores que conduzirão as aulas. Os documentos de referência foram desenvolvidos por uma equipe brasileira de acadêmicos de universidades federais, com financiamento do Governo Britânico.

Fonte: Embaixada do Reino Unido.

Tags: acadêmicosaprendizagemavaliaçãoBrasilCambridgecurrículodesigualdadeeducaçãoensinoensino fundamentalescolas públicasestudantesformaçãogoverno britânicoinglêsMacmillanmateriais didáticosmunicípiosoportunidadesOxfordPearsonprefeiturasprofessoresprojeto-pilotoREino Unidosecretarias
Post Anterior

Ucrânia aceita proposta dos EUA para cessar-fogo com a Rússia

Próximo Post

Governador Ibaneis Rocha destaca economia e transição energética do DF no Brasil Summit

Related Posts

Embaixadas

Dia da Independência do Azerbaijão é celebrado em grande estilo

27 de maio de 2025
Embaixadas

Bélgica terá novo embaixador no Brasil

27 de maio de 2025
Embaixadas

Exposição Itinerante: Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira

26 de maio de 2025
Embaixadas

Saiba quais os países estão sem Embaixadores no Brasil

26 de maio de 2025
Embaixadas

Abertas inscrições para cursos gratuitos de formação de gestores sociais e culturais do DF

25 de maio de 2025
Embaixadas

Ministro de Agricultura de Ruanda visita Brasília

23 de maio de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Kuwait e Arábia Saudita descobrem mais petróleo

28 de maio de 2025

Dia da Independência do Azerbaijão é celebrado em grande estilo

27 de maio de 2025

Atravessando Juntos o Vento e a Chuva: A Construção de uma Comunidade de Futuro Compartilhado entre a China e a América Latina – Práticas e Perspectivas Futuras

27 de maio de 2025

Bélgica terá novo embaixador no Brasil

27 de maio de 2025

Azerbaijão Encanta Brasileiros: Destino Fascinante

27 de maio de 2025

Brasília é a capital com maior inflação na cesta básica em 6 meses

27 de maio de 2025

Exposição Itinerante: Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira

26 de maio de 2025

Semana da Língua Alemã 2025 une países com o mesmo idioma e uma extensa agenda cultural

26 de maio de 2025

Saiba quais os países estão sem Embaixadores no Brasil

26 de maio de 2025

Fórum Parlamentar do BRICS tem 22 delegações confirmadas

26 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »