Governo da Austrália aprova investimento da Qatar Airways na Virgin

Os viajantes australianos serão beneficiados com a ampliação da parceria estratégica entre a Virgin Australia e o Grupo Qatar Airways, que recebeu aprovação do governo da Austrália.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (26) e inclui a liberação do investimento minoritário de 25% do Grupo Qatar Airways na Virgin Australia, aprovado pelo Comitê de Investimento Estrangeiro da Austrália (FIRB). A aprovação final pela Comissão Australiana de Concorrência e Consumo (ACCC) é esperada para março ou abril de 2025.

A Virgin Australia aguarda, ainda, uma decisão da Comissão Internacional de Serviços Aéreos (IASC) sobre a alocação de direitos de voo entre a Austrália e o Catar, prevista para junho deste ano.

Investimento e expansão

A participação acionária do Grupo Qatar Airways permitirá à Virgin Australia acesso à expertise e à estrutura de uma das principais companhias aéreas globais, fortalecendo sua competitividade tanto no mercado doméstico quanto internacional.

O investimento também impulsionará a concorrência no setor de aviação australiano, fazendo frente à Qantas. As participações da Bain Capital, Virgin Group e Queensland Investment Corporation na Virgin Australia serão mantidas.

Retorno aos voos internacionais

Se aprovada pela IASC, a Virgin Australia planeja retomar os voos internacionais de longa distância em junho de 2025, operando rotas de Sydney, Brisbane e Perth para Doha. A partir de dezembro de 2025, também iniciará voos de Melbourne para Doha, utilizando aeronaves arrendadas da Qatar Airways. Essa expansão proporcionará maior concorrência e tendência de redução nos preços das passagens internacionais, além de gerar um impacto econômico estimado em US$ 3 bilhões para o setor turístico australiano nos próximos cinco anos.

Graças à aliança integrada entre as companhias, passageiros da Virgin Australia poderão se conectar a mais de 100 novos destinos da malha global da Qatar Airways, abrangendo Europa, Oriente Médio e África. Além disso, membros dos programas de fidelidade Velocity e Privilege Club da Qatar Airways terão mais oportunidades de acumular e resgatar pontos.

Colaboração e sustentabilidade

As companhias também firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) em outubro de 2024 para cooperar em iniciativas sustentáveis, incluindo o desenvolvimento do uso de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), gestão ambiental e capacitação da força de trabalho no setor.

Após consulta a sindicatos e comunidades de tripulação, houve grande interesse por parte dos pilotos e comissários da Virgin Australia em oportunidades de comissionamento com a Qatar Airways, o que poderá resultar em promoções e novas contratações na companhia australiana.

Pela Assessoria de Imprensa da Virgin Australia

Sair da versão mobile