Fredrik Heintz Visita o Brasil para Fortalecer Colaborações em Inteligência Artificial

Fredrik Heintz, renomado professor de Ciência da Computação da Universidade de Linköping e presidente da Sociedade Sueca de IA, está hoje no Brasil para uma série de encontros estratégicos em Brasília e São Paulo. A visita tem como objetivo principal discutir a regulamentação de IA e apresentar a abordagem da União Europeia e o roteiro sueco para a inteligência artificial.

Durante sua estadia, Heintz se reunirá com legisladores e especialistas brasileiros envolvidos na criação de leis de IA. “Estou mais do que interessado em conhecer as pessoas que estão trabalhando na regulamentação de IA no Brasi”, afirmou Heintz Pontos de Discussão.

Heintz destacará o roteiro de IA desenvolvido pela Comissão de IA da Suécia, que visa promover uma IA confiável e centrada no ser humano, além de falar sobre as diretrizes harmonizadas da UE para IA, que buscam garantir a segurança, os direitos fundamentais e a inovação contínua no setor – objetivos fundamentais da Suécia na área de Inteligência Artificial, globalmente. Objetivos da Visita

Além de compartilhar conhecimentos, Heintz está focado em estabelecer novas conexões para potenciais colaborações. “Meu foco é apresentar o roteiro de IA que desenvolvemos na Comissão de IA e fazer mais conexões sobre possíveis colaborações”, explicou Cooperação Brasil-Suécia em IA.

A Suécia e o Brasil têm uma longa história de cooperação em ciência e tecnologia, incluindo a área de inteligência artificial. A Semana de Inovação Brasil-Suécia, realizada a cada dois anos, é um exemplo dessa colaboração, reunindo especialistas dos dois países para discutir temas como IA, bioeconomia e aeronáutica. No evento do ano passado, por exemplo, em Florianópolis, a regulamentação de IA foi um dos temas das atividades. Especialistas suecos e brasileiros participaram de workshops e paineis de discussão, compartilhando experiências e abordagens sobre a criação de políticas de IA confiáveis e centradas no ser humano. A visita de Heintz reforça a importância dessa parceria, destacando o compromisso de ambos os países em avançar na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

Principais Contribuições de Fredrik Heintz para a IA Fredrik Heintz é um líder global em IA, com contribuições significativas em áreas como sistemas autônomos e IA confiável. Ele é diretor do programa WASP-ED e coordenador da rede de centros de excelência em pesquisa de IA TAILOR.

Heintz também é membro do grupo de especialistas de alto nível da Comissão Europeia em IA, onde contribuiu para o desenvolvimento das diretrizes de ética para a IA confiável. Em 2024 e 2025, Heintz publicou artigos importantes sobre transparência em IA e geração de dados sintéticos justos, liderou projetos de pesquisa em
exploração autônoma e co-design de IA na educação básica, e foi nomeado Fellow da Royal Swedish Academy of Engineering Sciences (IVA). Suas pesquisas têm impacto global, promovendo a integração de IA em diversos setores e garantindo que essas tecnologias sejam seguras, transparentes e benéficas para a sociedade.

Sair da versão mobile