Segundo a Ethiopian Airlines, o ano de 2024 será lembrado como um ponto de inflexão, marcando sua liderança reafirmada no continente africano e seu crescente prestígio global. A companhia aérea anunciou múltiplas iniciativas estratégicas, incluindo a expansão de rotas, o fortalecimento logístico, a modernização da frota, e um notável reconhecimento internacional que solidifica sua posição como uma das principais companhias aéreas do mundo.
Ao longo do período, a aérea africana destacou seu compromisso com o desenvolvimento econômico regional através do lançamento de novas instalações para Ethiopian Cargo & Logistics no Aeroporto Internacional de Bole, em Adis Abeba. Estas instalações focam no comércio eletrônico e logística, solidificando Adis Abeba como um hub logístico mundial.
O plano de expansão inclui a construção da Mega Airport City, um novo terminal de passageiros que ocupará 1.1 milhão de metros quadrados, e a introdução dos primeiros A350-1000 na frota africana, simbolizando um salto na capacidade e serviço premium oferecido pela companhia.
A Ethiopian Airlines ampliou sua conectividade global com novos destinos como Varsóvia, Porto Sudão, Dhaka e Monróvia, aumentando sua rede para 141 destinos internacionais, com 65 só na África.
Atualmente, a companhia transporta 17 milhões de passageiros anuais e opera uma frota de 150 aeronaves, mantendo uma idade média de frota abaixo de sete anos. Além disso, no Brasil, 338 agentes foram treinados para aperfeiçoar a oferta de serviços da Ethiopian para os clientes.
Em 2024, a companhia foi homenageada no World Airline Awards da Skytrax, conquistando o título de Melhor Companhia do Continente pelo sétimo ano consecutivo, além de ser reconhecida por suas classes executiva e econômica durante seis anos na África. Além disso, a revista Business Traveler e a APEX Passenger Choice elegeram a Ethiopian como a Melhor Companhia Aérea Africana pelo quinto ano consecutivo.
A companhia foi ainda agraciada pela Associação de Companhias Aéreas Africanas (AFRAA) como Companhia Aérea do Ano pela oitava vez, e celebrada pelo Zambia Airports Corporation Limited pelo seu compromisso e parcerias excepcionais. No African Tourism Leadership Forum, a Ethiopian recebeu honras adicionais por sua liderança no turismo africano.
Durante a pandemia de COVID-19, os esforços da Ethiopian Airlines foram reconhecidos com o Global Recognition and Appreciation Award no First International Post-COVID Conference em Toronto, destacando seu papel crucial no transporte de suprimentos médicos e apoio logístico durante tempos desafiadores.
Fonte: Aeroin