Embratur, Secom, Ministério do Turismo, Apex e EBC fazem força-tarefa com foco na China

Em reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o crescimento do interesse do gigante asiático nos destinos nacionais

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, para articular ações conjuntas de divulgação do Brasil na China, com foco no aumento no número de turistas chineses, e consumo de produtos brasileiros no país asiático. Também está no foco a maior difusão da produção cultural brasileira na China. O encontro contou com a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, com a secretária executiva do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Machado, e o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.

Uma das novidades para atrair mais turistas chineses para o Brasil é a confirmação de que a Embratur participará da feira ITB China, que acontece em maio de 2025, em Xangai.

O Brasil e a China celebram, este ano, 50 anos de relações comerciais. Também em 2024, de janeiro a outubro, o número de turistas chineses nos destinos brasileiros chegou a 62.219. O registro é 90.24% maior que em 2023, quando o número de entradas desse público foi de 32.705; e muito próximo do registro de 2019, ano de maior chegada de turistas chineses nos destinos nacionais, com 68.578 viajantes.

Os presentes no encontro desta quinta vão elaborar um plano de ações promocionais conjuntas para fortalecer a imagem do Brasil no país asiático e gerar negócios. No encontro, Freixo destacou que a Embratur vem tomando uma série de iniciativas para aproximar os turistas chineses dos destinos brasileiros. Ele também ressaltou a importância de focar na promoção segmentada, como contemplação de vida selvagem e parques nacionais.

“A China já está no nosso radar. Eles enviam cerca de 67 milhões de turistas para o mundo por ano, e o Brasil é o país que mais recebe chineses na América do Sul”, lembrou Marcelo Freixo.

Já Jorge Vianna, da Apex, destacou que os chineses sentem grande interesse pela cultura brasileira e que há um crescente interesse do país pelo café produzido no Brasil, principalmente por parte dos jovens. Ana Carla Machado, por sua vez, destacou que o MTur executa o edital para credenciamento das agências para o receptivo de turistas chineses. Já Jean Lima, da EBC, apresentou um levantamento com as redes sociais de maior apelo entre os chineses. Uma das sugestões de Pimenta foi, justamente, trazer influenciadores chineses para uma press trip no Brasil.

Visita ao embaixador
Em julho, Freixo se reuniu com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e anunciou a retomada de uma estratégia de promoção turística dos destinos brasileiros no país asiático, que retornou à lista de prioridades da Agência. Dentre as ações está a participação da Embratur na próxima edição da feira de turismo ITB China, que acontece em maio de 2025. No encontro, ficou definido ainda o trabalho conjunto de elaboração de termos de uma parceria de promoção turística entre os dois países.

Conectividade aérea
Aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo também está entre as estratégias da Embratur para alcançar o mercado internacional. Com capacidade para 293 passageiros, o voo da Air China entre Pequim e Guarulhos (SP) foi retomado no final do mês de abril, após ter sido interrompido em 2020. A rota faz escala técnica em Madri, na Espanha, e acontece duas vezes por semana.

Parceria Brasil-China
A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2023, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 157,5 bilhões. Brasil e China estabeleceram Parceria Estratégica em 1993, ampliando a relação para Parceria Estratégica Global em 2012, e este ano os países comemoram 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas.

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