Xi diz que espera fortalecer ainda mais os laços China-Brasil

Bolsonaro se encontra com presidente chinês em Brasília. O presidente Jair Bolsonaro recebe, o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, no Palácio do Itamaraty, em Brasília

O presidente chinês, Xi Jinping, disse no domingo que espera ter uma troca aprofundada de opiniões com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o maior fortalecimento das relações China-Brasil, a promoção da sinergia das estratégias de desenvolvimento dos dois países, bem como questões internacionais e regionais de interesse comum.

Xi fez essas observações em uma declaração por escrito ao chegar ao Brasil para a 19ª Cúpula de Líderes do G20 e para uma visita de Estado ao país a convite do presidente Lula. Xi também estendeu suas sinceras saudações e melhores desejos ao governo e ao povo do Brasil.

Observando que ele visitou o Brasil quatro vezes e testemunhou o desenvolvimento e as mudanças no país nos últimos 30 anos, Xi disse que se sente muito próximo do Brasil ao pisar novamente nesta terra apaixonante.

A China e o Brasil são amigos com as mesmas aspirações e bons parceiros para seguir em frente de mãos dadas, disse Xi. Embora separados por oceanos, a China e o Brasil, dois grandes países em desenvolvimento nos hemisférios oriental e ocidental, respectivamente, são atraídos um pelo outro e se ecoam à distância, disse ele.

Nos últimos anos, os dois países continuaram a aprofundar a confiança política mútua, produziram resultados frutíferos na cooperação prática, alcançaram uma cooperação cultural e interpessoal florescente e mostraram a nova vitalidade dos tempos na amizade tradicional, disse Xi.

A China e o Brasil também expressaram em conjunto a voz justa do Sul Global na arena internacional e fizeram importantes contribuições para a promoção da paz e do desenvolvimento mundiais, acrescentou Xi.

Como a China e o Brasil comemoram o 50º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos este ano, as relações entre os dois países estão em uma importante conjuntura histórica de construção de conquistas passadas e de avanço, disse ele.

Xi disse acreditar que a visita fortalecerá ainda mais a confiança mútua estratégica entre os dois países, aprofundará os intercâmbios e a cooperação em vários campos e dará início a um novo “período dourado de 50 anos” para as relações entre a China e o Brasil.

Esperando ansiosamente para participar da 19ª Cúpula de Líderes do G20, Xi disse que está pronto para trabalhar com todas as partes para discutir planos e buscar o desenvolvimento, defender conjuntamente um mundo multipolar igualitário e ordenado e uma globalização econômica universalmente benéfica e inclusiva, e promover o G20 para continuar a desempenhar um papel maior como uma plataforma importante para a cooperação econômica internacional.

Xi chegou aqui vindo de Lima, onde participou da 31ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC e fez uma visita de Estado ao Peru.

Fonte: Portuguese News

Sair da versão mobile