Presidente da Embratur participa de reunião sobre turismo de observação de aves com ministro no Palácio do Planalto

Grupo com representantes de diversas organizações de birdwatching pede políticas públicas para o fomento da atividade turística no Brasil. País é o terceiro maior em espécies no mundo

Representantes de entidades de observação de aves de todo o Brasil se reuniram com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para discutir políticas públicas para o fomento da atividade de birdwatching no país. O encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (7), no Palácio do Planalto, com a presença, também, da secretária de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Cristiane Sampaio, e do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Em uma carta com pautas do setor, os representantes das organizações de observação de aves destacam que a atividade, além de atrair mais turistas internacionais, auxilia na preservação dos biomas brasileiros e garante que o habitat das aves tenha mais valor preservado, gerando desenvolvimento e renda para uma determinada região.

Eles pediram, dentre outras coisas, uma espécie de Censo brasileiro de observação de aves, a criação de um Observatório Nacional de Aves, a desoneração de equipamentos da atividade e apoio para o “desenvolvimento das ações necessárias para garantir a interlocução institucional das propostas encaminhadas na Conferência Nacional de Observadores de Aves e Organizadores de Eventos”.

Os observadores vieram de Cavalcante (GO), onde participaram do 5º Encontro de Realizadores de Eventos de Observação de Aves. Eles deram continuidade às conversas com o Executivo federal nesta quinta (7), no Ministério do Meio Ambiente. O coordenador de Segmentos Turísticos da Embratur, Leonardo Persi, que acompanhou Freixo no Planalto, também participou da segunda reunião.

O presidente da Embratur pediu um encontro com os representantes das entidades na sede da Agência, para discutir como as ferramentas de promoção internacional do órgão podem ajudar os observadores no pleito.

Visões em consonância
O argumento dos observadores está em consonância com a estratégia e a visão da Embratur sobre a importância do turismo para garantir a preservação do meio ambiente.

“Temos uma equipe muito técnica. Trabalhamos muito junto ao Ministério do Turismo, de forma complementar, e esse é um dos nossos temas importantes. Estivemos na WTM em Londres, onde sorteamos uma passagem para Cuiabá (MT) para um operador, em parceria com o Sebrae do Mato Grosso e com a Latam, justamente para divulgar a observação de aves lá fora. E a questão do nosso debate é entender como podemos ajudá-los. Porque é um tema importante, transversal”, afirmou Freixo.

Leonardo Persi, por sua vez, lembrou que o Brasil possui a terceira maior quantidade de espécies de aves do mundo e a primeira da América Latina, o que torna o país “um dos mais desejados em termos de visitação turística desse segmento”.

“Para a Embratur, o turismo de observação de aves é um dos mais relevantes do Brasil, e pode ter grande visibilidade no âmbito internacional para atrairmos o turista estrangeiro que tem consciência sobre conservação da biodiversidade. O birdwatching nos traz a oportunidade de ampliar negócios neste setor que promove também o envolvimento das comunidades locais em áreas remotas do país”, destacou Persi.

Uma das integrantes do grupo, Marília Funcchi, da Avistar Brasil, comemorou a conversa com Alexandre Padilha e Marcelo Freixo. “Foi fundamental para apresentarmos dados que corroboram as informações do governo referentes à observação de aves e vida silvestre, indicando necessidades para o fortalecimento e crescimento da atividade no Brasil”, ressaltou.

A Embratur e o birdwatching
A Agência tem uma série de iniciativas de promoção internacional de destinos brasileiros de turismo de observação de aves. A mais recente delas foi o sorteio de uma passagem para o Mato Grosso para um operador internacional, na WTM Londres, para conhecer os destinos de birdwatching do estado. O sorteio marcou o lançamento da Vitrine Visit Brasil. O objetivo é diversificar as ofertas de destinos, focando em experiências autênticas, diversas e sustentáveis.

A Vitrine Visit Brasil vai priorizar segmentos estratégicos, com grande demanda global de turismo, por meio da curadoria de 100 experiências. A iniciativa tem como objetivo posicionar o Brasil como um destino competitivo e atraente no exterior e promover pequenos negócios. Ao longo de 2025, novas experiências autênticas serão apresentadas ao mercado internacional.

Em maio, a Embratur patrocinou pela primeira vez o Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar). A 17ª edição do evento aconteceu no Campus da Universidade de São Paulo (USP).

E durante o Avistar, a Agência lançou o ebook “Tudo Sobre: Observação de Aves”, um guia em português, inglês e espanhol para a atividade no Brasil. Entre outras coisas, a publicação destaca que existem, catalogadas, 11.032 espécies de aves no mundo e que, dessas, 3.481 (cerca de 32%) estão na América do Sul.

Fonte: Embratur

Sair da versão mobile