Atendendo a solicitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro ao Ministério da Defesa, e alegando necessidade de garantir segurança à realização da Cúpula do G20 na capital fluminense, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informam que as operações aéreas do Aeroporto de Santos Dumont serão interrompidas nos dias 18 e 19 de novembro de 2024.
As operações comerciais programadas para o aeroporto central do Rio poderão ser redirecionadas para o Aeroporto do Galeão, de acordo com as diretrizes operacionais das companhias aéreas e a capacidade operacional daquele aeroporto.
Esta medida foi tomada após uma solicitação inicial ser negada pela própria Força Aérea Brasileira, que já tinha tomado medidas preventivas para que a segurança do espaço aéreo fosse garantida. Agora, com o fechamento das ruas feito pela Prefeitura do Rio de Janeiro no entorno do Aeroporto, que é vizinho ao Museu de Arte Moderna (MAM Rio), onde será realizada a Cúpula do G20, o MPOR alega que não será possível que os usuários cheguem no Santos Dumont, inviabilizando as operações.
Por outro lado, a Prefeitura planejou, em coordenação com órgãos federais, a operação das vias de acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) para evitar transtornos de trânsito à população.
Atendimento aos passageiros
A ANAC reforça que as companhias aéreas deverão observar ainda, quanto ao atendimento aos passageiros que terão seus voos cancelados ou alterados, as regras previstas pela Resolução nº 400/2016, que trata das condições gerais do transporte aéreo no país.
Fonte: Aeroin