30° Seminário Técnico-Científico Brasil-França aborda o caminho para a eliminação de doenças até 2030

Parceria promove oportunidades de compartilhamento de experiências e colaboração entre Brasil e França em pesquisa em saúde Brasília sedia esta semana o 30º Seminário Técnico-Científico Brasil-França. Com o tema
“O Caminho para a Eliminação de Doenças até 2030”, o evento reune pesquisadores e autoridades nas áreas de HIV, tuberculose, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Durante a abertura, o diretor substituto do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (Dathi/MS), Artur Kalichman, falou sobre a importância dessa cooperação para o alcance das metas para a eliminação de infecções e doenças sob a responsabilidade do Departamento. “Essa é uma parceria sólida, produtiva – além de ser uma das mais antigas do Ministério da Saúde nas áreas de Ciência e Tecnologia – que busca inovações em prevenção, diagnóstico e tratamento dessas infecções e doenças”.

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Regiane Rezende, por sua vez, dialogou sobre a necessidade de considerar aspectos além dos biomédicos para uma resposta efetiva. “Abordar os determinantes sociais da saúde é fundamental para alcançarmos a eliminação dessas infecções e doenças, bem como precisamos contar com a participação dos movimentos sociais”.

A abertura do seminário também contou com a presença de Marion Fanjat e do Conselheiro François Legue, representantes da Agência Nacional Francesa de Pesquisa em Doenças Infecciosas Emergentes da França (ANRS|MIE) e da Embaixada da França, respectivamente, que destacaram a longa e frutífera história de colaboração entre Brasil e França no âmbito da saúde.

O evento ocorre no âmbito da Cooperação Brasil-França que, ao longo de três décadas, estabelece diretrizes de trabalho nas temáticas de HIV, tuberculose, hepatites virais e outras ISTs, por meio de parceria firmada entre o Dathi/MS/Brasil e a ANRS|MIE/França.

Os seminários ocorrem, desde 1990, a cada dois anos, com o objetivo de promover oportunidades de compartilhamento de experiências e definição de colaboração em pesquisa, reunindo palestrantes brasileiros e franceses para discorrer sobre assuntos prioritários às políticas públicas dessas infecções e doenças.

Sair da versão mobile